27/08/13 | 16:03
Estão abertas as Inscrições para o Projovem Urbano de 2013/2014

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, dia 8 de agosto, as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). As inscrições vão até dia 15 de setembro e acontecem das 8h30 às 17h30, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria, localizada na Av. Mário Ypiranga Monteiro, Nº 2549 – Parque 10 de Novembro – (Entrada p/ Vila Amazonas).

O Projovem Urbano é uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Os cursos são oferecidos em três arcos: alimentação, saúde e turismo.

As inscrições são destinadas aos alunos que não concluíram o ensino fundamental, na faixa etária de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever. Os documentos necessários para inscrição são: CPF, RG, comprovante de residência, histórico escolar, declaração de escolaridade e uma foto 3×4.

Na ausência da declaração e histórico escolar, será aplicado no ato da matrícula o teste de proficiência para análise de aptidão no ingresso do jovem no Programa. Esse teste é elaborado pelo MEC e não pela coordenação local do Projovem Urbano.

A coordenadora local do Projovem Urbano da Semed, Magna Collyer, alerta aos jovens para o período de inscrição e a importância de fazer os cursos de iniciação básica em algumas áreas profissionais.

“Essa convocação é para todos os jovens que não concluíram o ensino fundamental, além disso, o aluno terá uma qualificação profissional nas áreas de saúde, turismo e alimentação, em que o aluno terá direito a dois diplomas, além de inclusão digital e de ações comunitárias que estão incluídas dentro do Projovem”, disse.

A previsão do MEC é que 1.950 jovens façam parte do programa, mas esse número de vagas pode se estender para 2.000, caso seja necessário, devido ao número de procura dos candidatos.

Deuziane Lima da Silva, 30, aluna do Projovem Urbano do ano letivo de 2012, está na fase da unidade informativa 6 do programa. Natural do Pará, há 10 anos morando em Manaus, passou na coordenação para pedir sua transferência para o Projovem Urbano no Espirito Santo, pois irá acompanhar seu marido.

“Aprendi muito na qualificação profissional, inclusive interagir com outras pessoas, pois antes era muito tímida. Vou concluir meus estudos do ensino fundamental em outro estado, pois preciso acompanhar meu esposo. O Projovem me incentivou a não desistir, jamais”, completou.

O curso tem a duração de 18 meses, objetivando que os alunos integrantes obtenham o Certificado do Ensino Fundamental com formação integral, Qualificação Profissional Inicial, Inclusão Digital, bem como que participem de ações coletivas de interesse público (Participação Cidadã).

Os alunos terão, mensalmente, um benefício no valor de R$ 100,00 condicionado a participação nas atividades e ao percentual de 75% de frequência.

Mais informações sobre as inscrições do Projovem Urbano podem ser obtidas pelos números (92) 3642-3156/ 9962-5947.