14/09/15 | 14:16
Estão abertas as inscrições para concurso nacional das melhores receitas de merenda escolar

SEMED (4)As merendeiras das 501 escolas da rede municipal de Educação já podem aderir ao concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, por meio do site http://melhoresreceitas.mec.gov.br/. As inscrições tiveram início na última sexta-feira, 11 e seguirão até o dia 25 de outubro.

O concurso é nacional e uma realização do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em comemoração aos 60 anos das primeiras iniciativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na área de alimentação escolar.

Visando valorizar o papel das merendeiras e merendeiros, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, o concurso será realizado em quatro etapas. Ao final serão eleitas as cinco melhores receitas, sendo uma de cada região do país.

SEMED (1)O chefe da Divisão de Alimentação Escolar da Semed, Leis Batista, explicou como será o procedimento de inscrição dos profissionais que atuam na manipulação da merenda escolar na rede municipal de ensino.

“Pela Semed podem participar as merendeiras ou merendeiros, sendo um por escola, ou seja, não pode ter mais de um participante, assim como esse profissional não pode participar por mais de uma escola”, explicou.

SEMED (3)De acordo com Batista, o ideal é que os manipuladores realizem a inscrição dentro da própria escola, pois caso tenham alguma dúvida, haverá alguém para orientá-los. “Só lembrando que as receitas que serão cadastradas no momento da inscrição não podem ser cópias integrais de outras receitas encontradas em publicação, ou seja, tem que ser receitas exclusivas”, salientou, destacando ainda que a Divisão de Alimentação Escolar da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística da Semed ficará a disposição para realizar também as inscrições.

O concurso, segundo o chefe, é uma oportunidade para as pessoas que trabalham nas escolas da rede mostrarem a gastronomia degustada pelos alunos do município.

“Nós temos um potencial muito grande de produtos regionais para fazer a preparação, devido à diversidade de alimentos que nós temos e pela particularidade do resto do país. Teremos uma etapa eliminatória, depois estadual, onde serão classificadas as três melhores receitas para etapa regional e na sequência a fase nacional”, completou. Outras informações podem ser obtidas com a Divisão de Alimentação Escolar da Semed, por meio do 3216-7048.


Texto: Paulo Rogério
Foto: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054