18/06/19 | 15:26
Estagiários do Programa Gestão da Alfabetização passam por formação sobre o Profuturo Aula Digital

Aproximadamente 140 estagiários do Programa Gestão da Alfabetização (PGA) da Secretaria Municipal de Educação (Semed),  que atuam em escolas que participam da formação do Profuturo Aula Digital. A ação foi realizada nesta terça-feira, 18/6, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul de Manaus.

O objetivo do encontro foi apresentar os equipamentos presentes na maleta digital e a plataforma do programa como ferramenta de apoio pedagógico que auxiliarão em sala de aula.

O assessor da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) Francinaldo Mendes, contou que a ação surgiu a partir de uma vivência que eles tiveram na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), onde foi observado o potencial para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

“O PGA está focado na alfabetização e letramento das crianças. Nós temos escolas no PGA que tem a maleta digital e pensando nessa alfabetização e letramento das crianças, firmamos a parceria e iremos utilizar para qualificar os estagiários que trabalham em sala de aula”.

A formação terá duração de 4h e, além de conhecer os equipamentos, eles irão trabalhar a prática do uso da plataforma que é a criação de aula que disponibiliza conteúdos e atividades interativas para o aluno.

“O intuito é trabalhar junto com eles para dar suporte aos professores, já que dentro das salas de aula eles ficam com os alunos de nível 3 e 4 e a plataforma tem a possibilidade de personalizar para o nível de aprendizado dos alunos então as atividades vão ser direcionadas para trabalhar com as dificuldades ou sanar dentro do processo de ensino e aprendizagem”, explica Odiel Brindeiro, assistente do projeto pela Fundação Vitória Amazônica (FVA).

Para Marta Coelho, que está no 6º período de Pedagogia e trabalha na Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, o uso dessa tecnologia auxilia a aumentar o interesse dos alunos. “A formadora falou que as crianças hoje em dia procuram mais que o ensino em sala de aula, então, esse projeto, acontecendo nas escolas é mais interessante para eles para estimular o interesse. Tenho uma filha formada em engenharia de software e vou trabalhar junto com ela”.

Programa de Alfabetização
O PGA da Semed  conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna em 76 escolas, atendendo cerca de 12 mil crianças e trabalha para atingir a meta número 5 do Plano Municipal de Educação, que determina a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental até 2024.

Para isso, são realizadas três avaliações, uma no início do ano letivo, outra na metade e a última no final do ano, que vão diagnosticar o nível de desenvolvimento do aluno.

De acordo com as metas apresentadas pela secretaria, a ideia é chegar em 2021 com 100% dos alunos da rede de alfabetizados e para alcançar esses resultados, serão utilizadas ferramentas como a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

O Programa de Alfabetização conta com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo uma das ações do componente 2 das diretrizes do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem).

Profuturo
O projeto Aula Digital é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Semed, que visa facilitar o acesso à educação de qualidade para crianças em risco de vulnerabilidade social, baseado em quatro pilares: Inspirar (Formação continuada de professores); Experimentar (Formação em serviço de educadores); Personalizar (equipamentos, plataforma e conteúdos Digitais) e Ir Além (Fortalecimento do ecossistema de inovação).

Manaus foi o primeiro município do país a receber o projeto, há um ano. Nesse período, 775 educadores da rede passaram por formação continuada, com acesso a um ambiente de aprendizagem e conteúdos pedagógicos digitais, cujo objetivo foi propiciar um terreno fértil para o desenvolvimento de planos de ação para inovação das práticas pedagógicas.

O Profuturo Aula Digital estará presente em mil unidades de ensino no ano de 2019, em cinco territórios.

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos