21/08/18 | 12:29
Espaço Verde de pesquisa é inaugurado em Cmei da zona Oeste

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dom Bosco, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, receberam na manhã desta terça-feira, 21/8, o ‘Espaço Verde’, um espaço pedagógico e de pesquisa, que poderá ser utilizado pelos alunos como extensão ao trabalho que é realizado em sala de aula. A unidade possui aproximadamente 250 crianças, entre 4 e 5 anos, matriculadas em turmas de 1º e 2º período da pré-escola.

O local foi idealizado pela professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Rosane Miranda, como parte do projeto de mestrado de Ciências e Educação, com o título ‘Educação em Ciências: Concepções Relacionadas à Natureza na Educação Infantil’. No local, os estudantes poderão trabalhar com hortaliças, plantas ornamentais e medicinais.

Para a criação do espaço, foi realizado um planejamento durante sete meses. A professora falou sobre a importância da iniciativa. “Com esse espaço as crianças terão um contato mais direto com ambiente natural, onde será trabalhado a sustentabilidade, preservação, conservação, sentimento de pertencimento e a valorização da natureza”, explicou.

O local também vai contar com uma trilha sensorial de natureza com areia, terra preta, argila, pedras, folhas e águas, que poderá ser utilizada de acordo com o planejamento semanal de cada professor. Como explica a gestora da escola, Ane Caroline Albuquerque. “Os professores terão liberdade de utilizar o espaço como parte de aula prática, de acordo com o conteúdo programado no planejamento semanal”.

Os alunos, com o apoio dos pais e familiares, doaram mudas de plantas, garrafas pets e vasilhas para que as mudas fossem plantadas. O aluno Bruno Lacerda, 5, do 2º período, disse que já cuida das plantas e árvores que tem em casa. “Em casa, o meu avó tem uma árvore de acerola e mamão e eu sempre ajudo a cuidar das plantinhas e aqui na escola vou fazer a mesma coisa. Gostei muito de fazer isso com a professora”, comentou.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Luiz Eduardo Cruz

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054