07/11/12 | 15:53
Escritora Ana Peixoto visita Escolas Municipais da Zona Rural

A Divisão Regional Educacional (DRE) VII da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nesta quarta-feira, o projeto “Os escritores amazonenses nas escolas municipais da Zona Rural”. A primeira convidada foi a professora aposentada e escritora, Ana Peixoto, que percorreu algumas unidades educacionais e interagiu com educadores e principalmente com alunos para mostrar suas obras e com isso despertar o interesse das crianças pela leitura e a escrita.

“Trabalhar junto aos alunos e a natureza é muito satisfatório. É muito bom ficar com essas crianças nesse ambiente saudável, porque nós interagimos da maneira deles e com isso eu aprendo mais para fazer meu trabalho. Apesar dessa distância geográfica nós temos uma aproximação sentimental e esse público que mora aqui tem uma recepção tão bonita que nos gratifica. É valoroso ter o nosso trabalho reconhecido pela Secretaria e levar esse conhecimento para essas crianças de uma forma que elas possam ter uma vida melhor adquirindo conhecimento e cidadania”, relatou feliz a escritora ao perceber a satisfação e admiração dos estudantes.

Pela manhã a escritora Ana Peixoto mostrou suas obras aos alunos das Escolas Municipais Ruth Leia – km 10, vicinal do São José – comunidade Fé em Deus e Nova Luz – vicinal do Destino – comunidade Nova Luz, ambas localizadas na BR 174, km21 – Pau Rosa.

O gestor da Escola Municipal Ruth Leia, José Maurício, disse que a presença da artista amazonense é excelente para as crianças que moram longe da cidade pelo fato de ter a dificuldade no contato direto com os livros que são lidos por eles em sala de aula.

“Fazer essa aproximação da autora com os leitores, que são os alunos é maravilhoso, porque aprendem e buscam cada vez mais a leitura e percebem que há um laço entre a pessoa que escreve e o que lê no processo da formação do conhecimento. Se pudessem vir outros autores seria melhor. Essa ação abre o imaginário de nossos alunos que vão se interessar mais pelas obras dos artistas locais”, contou.

A programação prosseguiu com a visita na Escola Municipal Maria Isabel, que recebeu os alunos das unidades educacionais Oscarina Fonseca, José Euclides e Pedro Dias, localizada no Ramal da Cooperativa – km 12 – BR 174, km 21. Segundo o assessor pedagógico da DRE VII, Mário Nunes, a iniciativa é uma forma de priorizar as escolas que ficam distantes e teriam poucas chances de ver os artistas locais bem de perto.

“Esses alunos geralmente não tem oportunidade de ir ao encontro desses escritores. A ideia foi de trazer esses profissionais para perto dessas crianças que residem nessas localidades que ficam no Ramal do Pau Rosa e Cooperativa. A intenção é ampliar com outros artistas que vão fazer parte das visitas”, disse.

O educador da DRE VII confirmou ainda que os escritores Elson Farias e Celdo Braga foram convidados para fazer a interação com os alunos da Zona Rural. A meta é reunir os três escritores no encerramento das visitas com o projeto “Despertar da palavra”, em que os artistas terão um contato com os professores.