24/04/15 | 17:55
Escritora Ana Peixoto participa de atividades pedagógicas de escola municipal

Alunos do 1º e 2º período da Educação Infantil da Escola Municipal Maria Lena de Souza Alcântara, no Conjunto Vila Real, Cidade Nova 2, zona Norte de Manaus, assistiram à dramatização “Bichos da Amazônia”, na manhã desta sexta-feira, 24. O evento fez parte das atividades pedagógicas do programa “Viajando na Leitura”.

Para a professora do 1º período, Nívia Cardoso, o fato das crianças assistirem a peça é algo marcante e serve como aprendizado, uma vez que não são apresentados apenas os animais da Amazônia, mas principalmente sua importância para o meio ambiente.

“A dramatização contribui bastante para a compreensão dos alunos, porque eles estão vendo como são os animais. A história já foi contada antes para eles, mas esse momento é fundamental para o intelecto e acrescenta muito para o conhecimento deles”, comentou a educadora, salientando que foi feito um trabalho anterior na contação de histórias e desenhos feitos pelos próprios alunos em sala de aula. 

Autora da obra literária infanto-juvenil, a escritora, poetisa e ex-professora, Ana Peixoto, apresentou a peça que teve os educadores da escola vestidos de personagens da fauna e flora amazônica. Para ela, as crianças aprendem mais ao ver de perto o tema.

“A minha intenção é que essas crianças descubram que podemos conviver com os bichos da Amazônia. O importante é que possamos trabalhar a ludicidade ao ler, ouvir a história e depois alguém aparece vestido de bicho de forma lúdica. Alguns se assustam, mas outros brincam com eles. O meu recado é que eles cuidem da natureza e se acostumem em ver esses animais”, argumentou.

A aluna do 1º período, Stephany Camilly, 4, mesmo pequena, disse que aprendeu muito mais sobre os animais da nossa região ao ver a peça. Para ela, foi um momento especial e de muita alegria. “Eu aprendi tudo sobre esses bichos, como a cobra, a onça, o jacaré, sem contar da história que diz como eles vivem na floresta”, disse.

Além da obra da literatura infanto-juvenil Bichos da Amazônia de Ana Peixoto, as crianças da escola também trabalharam “A frutas do meu quintal” e “Bichos do meu quintal”.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054