03/04/14 | 18:33
Escritora Ana Peixoto é homenageada em escola da Semed

A escritora Ana Peixoto foi homenageada pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria do Céu, na Rua A-12, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, nesta quinta-feira, como parte das atividades da Semana da Literatura Amazonense. Apresentações de histórias, contato com obras da literatura local, sessão de autógrafo e dramatização de contos infantis fizeram parte da programação do Cmei. A Semana da Literatura Amazonense é realizada simultaneamente em todas as escolas da rede municipal.

Cerca de 240 alunos, entre 3 e 5 anos do maternal, 1º e 2º período da Educação Infantil participaram da atividade lúdica. Para escritora Ana Peixoto, a realização da Semana da Literatura Amazonense contribui para que os escritores amazonenses saiam do anonimato.

“Os escritores passaram muito tempo no esquecimento, sem ter como apresentar seu talento e expor seus trabalhos. Esta semana veio ao encontro com as necessidades, de nós escritores, pois com ela,  é possível divulgar e apresentar o que produzimos. Além disso, temos a oportunidade de ajudar na formação de pessoas. Isso é maravilho e o mais gratificante para qualquer escritor. Por isso me sinto honrada de estar aqui e ser homenageada ”, comentou Ana Peixoto.

Segundo a gestora do Cmei, Norma Wanzeler, momentos como este são fundamentais para o interesse da leitura na fase infantil. “Crianças nesta idade (3 e 5 anos) precisam ouvir histórias e ter contato com livros, pois eles ajudam a devolver a escrita e seu cognitivo. Com isso podemos até cultivar o surgimento de novos escritores na nossa região”, salientou a gestora.

O evento aconteceu nos turnos da manhã e tarde envolvendo, também, os alunos da Escola Imaculada Conceição. Na homenagem os alunos conheceram  sobre os livros da escritora.

Programação

De 1 a 14 de abril as Divisões Regionais de Educação e as escolas da rede municipal de ensino farão atividades culturais, tais como: exposições de livros, concursos literários, gincanas, feiras culturais, palestras, encontro com escritores entre outras atividades voltadas para a valorização da literatura.

Biografia

A escritora, Ana Peixoto, é Natural de Manaus, escreve crônicas, poesias e histórias infanto-juvenis. Faz pesquisas sócio-ambiental nos municípios amazonenses para transformá-las em literatura infanto-juvenil regionalizada. É licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Fez curso de extensão universitária em Estudos Sociais.

 

Texto: Emerson Felipe

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed):

92 3632-2054