05/04/13 | 20:11
Escritor Celdo Braga é homenageado pela Escola Abílio Nery

O momento contou com a participação do corpo de docentes e 170 alunos do 6º ao 9º  ano. Quem participou pode aprender e conhecer as obras do escritor homenageado por meio de dramatizações, jograis, declamações de poesias, dentre outros

Dando seguimento à programação da Semana da Literatura Amazonense, proposta pela Secretaria Municipal de Educação – Semed, deste a última terça feira, 02, a Escola Abílio Nery, localizada no bairro Flores, na zona centro oeste da cidade, ofereceu na tarde desta quinta feira, 04, uma homenagem ao escritor e músico amazonense Celdo Braga.

No decorrer do evento aconteceu diversas apresentações como, coreografias, declamações de poesias, dramatizações de canções, parodias e jograis, realizadas pelos alunos do turno vespertino.

“Esta Semana é importante para divulgarmos e, principalmente, despertarmos em nossos alunos o interesse por escritores da capital e, sobretudo, o interesse pela leitura”, explicou o gestor.

Esta atividade visa atender a Lei Municipal nº 882, de 19 de setembro de 2005 e com o Decreto nº 8. 438 de maio de 2006, que institui a Semana da Literatura com objetivo de reconhecer a importância da literatura Amazonense, conhecer escritores e, principalmente, incentivar a formação do hábito de leitura nos alunos que fazem parte da rede municipal de ensino.

Para o aluno, Thiago Rodrigues, do 9º ano este dia é significativo e aguardado há algum tempo. “Hoje é um dia único, pois até então não tinha tido a oportunidade de ver o Celdo de tão perto, e muito menos, ter a chance conversar com ele. Espero que este momento se repita mais vezes, se possível, com outros escritores”, enfatizou Rodrigues.

“A iniciativa da Semed em realizar uma semana voltada à leitura, aos escritores amazonenses em toda rede municipal de ensino, me deixa muito feliz, pois demostra um gesto de valorização e reconhecimento”, disse Celdo, em um gesto de agradecimento pela Secretaria estar promovendo a Semana da literatura Amazonense.

Incentivo a leitura

No decorrer ano a escola trabalha com ler escrever é um prazer para os alunos 1º ao 5º ano, trocando experiências de histórias da vovó, para os alunos EJA,  correntes de leitores, dentre outro.