04/04/16 | 14:21
Escolas Sabá Raposo realiza Semana da Literatura Amazonense

 

Abertura da Semana Literatura Esc.Mul. Jornalista Sabá Raposo - Fotos Rodemarques abreu (3)Mais de mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sabá Raposo, no bairro Manôa, zona Norte, iniciaram a Semana da Literatura Amazonense, nesta segunda-feira, 4. O encontro foi realizado no auditório da unidade e até a próxima sexta-feira, 8, as crianças estarão envolvidas em atividades com obras dos escritores Thiago de Melo, Ana Peixoto, Tenório Teles, Celdo Braga e Márcio Souza.

O objetivo desta semana é incentivar os alunos de superar as dificuldades na leitura e oportunizar momentos de manifestações artísticas e culturais para a valorização dos autores amazonenses.

Abertura da Semana Literatura Esc.Mul. Jornalista Sabá Raposo - Fotos Rodemarques abreu (16)De acordo com a diretora da escola, Fanny Kley, o aluno já vem trabalhado com a temática em sala de aula. Para a educadora, a semana só vem para massificar ainda mais as atividades de leitura e escrita.

“Essa semana, na realidade, será a finalização dos trabalhos da semana anterior, ou seja, será a prática visual dos alunos de assimilar as atividades e do projeto Viajando na Leitura, que é feito da biblioteca. Vamos passar um trabalho mais prático, em que as crianças vão conhecer os autores por meio de mímica, apresentados pelos professores”, destacou ao frisar que o mais importante será a parte prática para o aprendizado dos alunos da escola.

Abertura da Semana Literatura Esc.Mul. Jornalista Sabá Raposo - Fotos Rodemarques abreu (20)A professora do 1º ano Leila Negreiros disse que são desenvolvidas várias atividades, como por exemplo, a roda de leitura, em que todos os participantes conversam e depois são distribuídos os livros para as atividades.

“Tudo que é voltado para o ensinamento, nós utilizamos a literatura infantil para as crianças, ou seja, toda historinha que nós passamos trazem para vida a disciplina, bom comportamento, melhoria com cidadão e até aceitação dentro da sociedade. A literatura vai trazer essa mudança de atitude e comportamental”, afirmou.

Abertura da Semana Literatura Esc.Mul. Jornalista Sabá Raposo - Fotos Rodemarques abreu (13)A aluna do 4º ano, Ana Beatriz, 9, é declarada amante da leitura nas horas vagas, principalmente, em sua casa. Para ela, a Semana da Literatura só vai reforçar seus conhecimentos de leitura e escrita.

“Gosto de ler muito, principalmente à noite. Adoro livros, porque entro no mundo da imaginação e me vejo como estivesse lá dentro. Com a leitura, quero ser uma médica ou advogada, ainda não escolhi, mas vou estudar para isso”, disse.

No encerramento da Semana da Literatura amazonense, na sexta-feira, 8, acontecerá a inauguração da biblioteca da escola, em homenagem a professora aposentada de língua portuguesa, Zilma Ramos da Silva.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054