24/01/18 | 15:32
Escolas Municipais vão participar do projeto Sinaleiras

Sete unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vão fazer parte do projeto ‘Sinaleiras’, coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que conta com a parceria da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado. A ação vai atender crianças e adolescentes que trabalham em sinais de trânsitos, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da cidade.

A secretária municipal de Educação em exercício, Euzeni Trajano, esteve reunida com gestores dos dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) que farão parte do projeto e ressaltou a importância do trabalho, que será realizado de forma integrada com outros órgãos.

“Nós conseguimos fazer um levantamento das crianças daquele bairro que estavam fora da sala e já estamos trabalhando para não deixar nenhuma sem estudar. Vamos trabalhar também com nossos programas de reforço escolar, e Caravana de Educação Física”, salientou.

A Escola Municipal São Luiz será uma das unidades que fará parte do projeto, em que será feito um trabalho pedagógico e social com os jovens e adolescentes, da comunidade. A diretora Noelia Maria Pereira, todas as ações pretendem fazer com que essas pessoas não voltem a figurar em situação de vulnerabilidade.

“Nós vamos fazer um esforço maior para atender os alunos que vierem para cá, matriculados ou não. Vamos aderir esse projeto, junto com nossos parceiros que temos aqui. É muito importante não só acompanhar as crianças nessa vulnerabilidade social, mas as famílias que estão nesse ciclo”, lamentou.

Animada com a possibilidade de fazer um trabalho pedagógico, a diretora Raimunda Silva Barbosa de Moura, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Emília Mestrinho, falou sobre como pretende realizar o trabalho.

“Essas crianças necessitam realmente de ajuda de todas as áreas, seja de saúde, educação. Podemos fazer no contra turno, por exemplo, um trabalho de dança, teatro, atividades esportivas. Isso vai prender muita atenção desses meninos e meninas”, disse.

Sobre o projeto

É um uma iniciativa interinstitucional e intersetorial do Ministério Público do Trabalho e associações beneficentes que atuam na causa da criança e do adolescente em Manaus, contemplando as ações de sensibilização da Operação Esperança e de Abordagem Social às crianças e adolescentes que trabalham nos semáforos.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Divulgação

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054