01/06/16 | 10:24
Escolas municipais terão até o dia 17 junho para atualizarem informações dos alunos no Sigeam

Treinamento do Senso Escolar 2016 para Gestores - Fotos Rodemarques Abreu (1)Os profissionais da educação da rede municipal de ensino terão até o dia 17 de junho para atualizarem dados dos 233.176 alunos das 489 escolas da rede no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam). A ferramenta permite o gerenciamento das informações acadêmicas necessárias ao funcionamento das secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed), a partir do controle sobre as atividades das escolas, a vida escolar do aluno e recursos de docentes.

Para isso, a Semed promoverá capacitação até próxima quinta-feira, 2,  para secretários e gestores de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs), que administram as escolas da rede, no auditório do órgão, na zona Centro-Sul.

De acordo com a chefe da Divisão de Informação e Estatística da Semed, Eliete Queiroz Carvalho, com o repasse das informações a secretaria terá como saber se a escola tem alunos em distorção de idade/série, bem como os níveis de ensino,  as modalidades que a escola trabalha, a formação dos professores, quantidades de alunos com deficiência, quantas turmas há em cada escola, dentre outras informações importantes.Treinamento do Senso Escolar 2016 para Gestores - Fotos Rodemarques Abreu (13)

“A partir deste levantamento, a secretaria poderá definir as políticas educacionais e conhecer toda realidade da unidade escolar”, salientou.

Eliete destacou, ainda, que as escolas devem preencher o sistema com as informações completas de seus alunos, para receberem recursos do Governo Federal e, assim, fazerem benfeitorias, como a construção de quadra poliesportiva, caso trabalhe com alunos de 6º ao 9º ano e, até conseguir recursos para a compra de equipamentos para laboratórios de informática.

“Caso a escola não faça o censo escolar 2016, ela deixará de receber verbas federais. Ou seja, o censo é importante tanto para definir as políticas educacionais quanto garantir o dinheiro proveniente de verbas federais para as escolas”, reforçou.

Treinamento do Senso Escolar 2016 para Gestores - Fotos Rodemarques Abreu (11)Treinamento

Durante o treinamento, os participantes terão a oportunidade de aprender a  tirar relatórios do Sigeam, alimentá-los, e tomar conhecimento das principais consistências detectadas no censo de 2015 pela Semed, como também acrescentar informações do tipo sanguíneo do aluno, que a partir deste ano é obrigatório conter no cadastrado. Em seguida, os dados serão migrados para o banco de dados do Ministério da Educação (MEC) e depois será aberto um período para as escolas revisarem e validarem os mesmos dados postos no Sigeam, no sistema do Educacenso.

Umas das gestoras que está participando da capacitação é Clair Dias, da Escola Municipal Érico Verissimo. De acordo com ela, a formação é importante para a escola obter esclarecimentos. “Como todo ano o censo tem uma informação nova, este momento representa um momento de aprendizagem e de esclarecimento sobre possíveis dúvidas”, frisou.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054