19/10/16 | 15:10
Escolas municipais recebem aplicação da última Avaliação de Desempenho do Estudante de 2016

19-10-16- Avaliação de Desempenho do Estudante de 2016. foto Lton Santos (2)A Secretaria Municipal de Educação (Semed) aplica a terceira e última Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE) de 2016, nesta quarta-feira, 19, e quinta-feira, 20. Na ocasião, 75.133 alunos de 356 unidades de ensino da rede municipal terão testados os conhecimentos obtidos durante o ano letivo. Participam da avaliação estudantes do 3º, 4º, 6º e 8º ano do Ensino Fundamental, alunos do Projeto de Educação Itinerante, além do EJA 3º fase.

Na manhã desta quarta, na Escola Municipal Hiran de Lima Caminha, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus, 190 estudantes do 3º e 4º ano participaram da prova. Segundo o diretor da escola, Alan Rhicharles Neves, a ADE tem sido um instrumento de auxilio no trabalho pedagógico, uma vez que seu resultado aponta a real situação do aprendizado dos alunos, e onde o processo precisa ser aprimorado.

“A ADE é importante porque é como um espelho que mostra o trabalho dos professores em cada bimestre. Além disso, prepara o aluno a ter familiaridade com a Prova Brasil, uma vez que é o mesmo padrão. Isso faz com que a gente trabalhe onde precisamos melhorar e reforçar os pontos positivos”, declarou.

O gestor lembrou ainda que a avaliação tem ajudado nos bons resultados que a escola tem obtido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2016, a unidade de ensino saltou de 4,9 pontos para 5,5 no Ideb.

19-10-16- Avaliação de Desempenho do Estudante de 2016. foto Lton Santos (3)Já na Escola Maria Ferreira da Silva, aproximadamente 200 alunos de 3º e 4º ano responderam as questões de Língua Portuguesa e Matemática contidas na ADE. Um deles foi Maxwel de Souza, de 10 anos, estudante do 4º ano. Ele afirmou que a prova foi fácil para quem levou a sério os estudos durante o período escolar.

“A professora leu as questões e a gente entendeu as perguntas. Foi fácil a prova, pelo menos para mim” afirmou, ele que é considerado o aluno mais dedicado da turma.

Ajuda no Ideb

A Escola Municipal Maria Ferreira da Silva, também na zona Leste, teve uma melhora significativa no índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2015, saindo de 4,3 pontos para 5,9. A diretora do colégio, Lenize Martins, afirma que vários fatores ajudaram a escola avançar, e a prova da ADE tem sua parcela de contribuição.

“A ADE nos auxilia bastante por ser uma prova que não foi elaborada pelos professores da escola e realmente compara se o que estamos trabalhando aqui, é que deve ser feito. Esse 5,9 é real, é resultado do nosso suor”, comemorou.

A prova

19-10-16- Avaliação de Desempenho do Estudante de 2016. foto Lton Santos (4)A ADE foi aplicada pela primeira vez em 2014 e desde lá vem se consolidando como ferramenta de auxílio na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal de Manaus.

Os alunos respondem questões de Língua Portuguesa e Matemática, e os de 8º ano também são avaliados em Ciências. Atualmente, a Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), setor responsável pela aplicação da prova, tem uma equipe de técnicos que elaboram as questões da ADE. Para esta terceira fase, 200 perguntas foram feitas.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054