04/04/12 | 8:14
Escolas municipais promovem atividades na Semana da Literatura Amazonense

 Seiscentos e cinco alunos do 1º ao 5º ano da educação infantil da Escola Municipal Magdalena Corrêa, bairro Vila da Prata, zona Oeste, participaram da programação alusiva à Semana da Literatura Amazonense, nesta terça-feira, 3.

O homenageado da escola foi o artista plástico, Anibal Turenko Beça, filho do poeta e escritor Anibal Beça, que é o patrono da biblioteca da unidade educacional. Na oportunidade, as crianças interagirsm com o artista em uma oficina de cores quentes e frias.

A programação contou, ainda, com concursos de desenhos, cartazes, historinhas, danças, poesias, exibição de filmes, dramatização, além das atividades em homenagem ao poeta Anibal Beça, feita pelos alunos.

“O objetivo dessa movimentação é que os nossos estudantes possam se interessar pela literatura amazonense, por isso nós demos um foco maior nos livros de escritores e, assim, justificar que existem artistas locais capazes de fazer poema e poesia. Esperamos, acima de tudo, que os nossos alunos também possam acreditar que podem ser um dia escritor amazonense”, confessou a diretora da escola, Rinalda Ortiz Costa.

Homenageado

O artista plástico, Anibal Turenko Beça, realizou atividade com os alunos que ficaram atentos às informações passadas na oficina de cores quentes e frias. Segundo Beça, o importante é que todos mostrem o interesse de aprender, e afirmou que desde pequeno que surgem os grandes artistas.

“Fico feliz com esse tipo de programação, além da homenagem ao meu pai (poeta Anibal Beça), incentivamos a participação do alunado e comunidade. Creio que aqui não é apenas um banco de dados, e na função de artista tenho uma responsabilidade social enorme. Quero retornar aqui outras vezes para fazer novas oficinas e acompanhar o desempenho deles”, finalizou.

Escola Municipal Rita de Cássia

Uma vasta programação foi organizada pela coordenação pedagógica da Escola Municipal Rita de Cássia, bairro Novo Israel, Zona Norte da capital, nesta terça-feira, 3, alusivo a Semana da Literatura Amazonense. A unidade educacional, conta com 740 alunos do 1º ao 5º ano e Programa de Aceleração de Aprendizagem (PAA), que participaram ativamente de toda a programação. No período da manhã, os estudantes que também fazem parte do programa “Viajando na Leitura” receberam a visita do escritor e jornalista, Márcio Vieira.

“Incentivar a escrita e a leitura para os estudantes é muito importante para a formação do cidadão. Na medida em que eles (alunos) vão se envolvendo no processo educacional da literatura com a arte, o aprendizado flui melhor. Nesse processo a sociedade ganha como um todo, porque terá cidadãos bem instruídos no geral. Espero ter contribuído de alguma forma para isso”, comentou.

O aluno do 2º ano do turno matutino, Igor Carneiro, 7, é um exemplo de incentivo à leitura. O estudante já cria historinhas em cima de figuras de revistas, além de ter reescrito a lenda amazônica da Iara. “Gosto de escrever, mesmo. Tenho diversos contos que costumo fazer”, ressaltou.

No turno vespertino, será a vez do escritor e poeta, Tenório Telles, de ser homenageado pela comunidade escolar. A programação abrange jogral da canção da ‘Esperança’, declamação de poemas, entregas das lembranças da Páscoa, dentre outras atividades.