08/06/11 | 17:32
Escolas Municipais participam da fase preliminar das Municipíadas

Cerca de 4,5 mil alunos do ensino fundamental de 115 escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade estão participando, desde o início do mês, da fase classificatória da 14ª Municipíadas 2011, com o tema “A Escola na Construção da Cultura da Paz”, nas modalidades de Futsal, Queimada, Futebol, Handebol e Voleibol.

Os jogos desta etapa vão até o dia 14 de junho. Classificam-se sessenta unidades educacionais que participarão da fase final, no período de 16 a 22 de junho, na Vila Olímpica de Manaus, Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, Centro de Esporte e Lazer (CEL) Ninimbergue Guerra e Santo Antonio e na Escola Municipal Villa Lobos.

O objetivo do evento é promover o desporto educacional, apoiando as práticas esportivas como instrumento pedagógico, bem como contribuir para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável, agrega valores como cooperação e respeito, além de ser um meio de inclusão, diminuindo as diferenças étnicas e culturais, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

Os jogos serão disputados em 12 modalidades: Basquetebol, Futsal, Futebol, Handebol, Queimada e Voleibol, Atletismo, Jogos Eletrônicos, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez.

Segundo o Coordenador Técnico das Municipíadas, Professor João Carlos, as disputas estão sendo realizadas em polos nas escolas municipais com ginásio coberto. Ele ressaltou o bom nível das equipes que procuram obter a classificação para a próxima fase.

As disputam da primeira fase dos jogos ocorrem em nove escolas municipais em ginásios cobertos, tais como: EM Antonina Borges de Sá, Joaquim Gonzaga, Vicente de Paula e Villa Lobos, entre outros.

A primeira edição dos jogos foi realizada em 1995 com o tema “Cultivando o Esporte”.