11/05/17 | 12:56
Escolas municipais na zona Norte da cidade recebem visita de equipe técnica da Semed

IMG_5613Duas unidades escolares, localizadas na zona Norte da cidade, receberam visita de equipes técnicas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na manhã desta quinta-feira, 11/5. Os educadores da Escola Municipal Lucila Freitas, na Colônia Santo Antônio, que atende 776 alunos, do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino e da Escola Municipal Rubens Sverner, no Novo Israel, que possui 1.283 estudantes matriculados, do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no noturno, tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas unidades e as principais demandas estruturais das mesmas.

Participaram da visita a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, e representantes do Departamento Geral dos Distritos (DEGD), da Divisão Distrital Zonal Norte (DDZ Norte), da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) e da Engenharia. A intenção dos encontros é buscar a aproximação com os educadores, pais e alunos e verificar o que pode ser melhorado, a fim de que as unidades alcancem as metas de crescimento nos índices educacionais, bem como garantam a qualidade na aprendizagem dos alunos.

IMG_5612De acordo com a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, a oportunidade de conversar com os educadores, pais e alunos, além de conhecer de perto as práticas exitosas das unidades é fundamental para uma gestão educacional de qualidade. Ela destacou também que é possível verificar ‘in loco’ questões estruturais que precisam ser melhoradas e buscar resolvê-las em conjunto.  “Não escondemos as nossas limitações, mas juntos conseguimos equacionar os problemas mais emergenciais, sem perder o foco naquilo que é a nossa missão principal, que é garantir uma aprendizagem de qualidade para as crianças. Fiquei muito feliz que as unidades de ensino estão buscando estratégias para dar o reforço para os alunos nos horários dos intervalos, entre um turno e outro, trabalhando com as crianças com mais dificuldades, para podermos atingir as metas que nos propomos e que pactuamos com a cidade de Manaus”.

A diretora da Escola Municipal Lucila Freitas, Mariete Souza de Menezes, afirmou que a vista é importante, para que a equipe técnica conheça de perto as demandas feitas on-line, ou por meio de documentos oficiais. Enfatizou, ainda, que a dedicação dos professores e IMG_5609a participação das famílias em reuniões e atividades desenvolvidas pela escola têm auxiliado nas melhorias alcançadas no aprendizado dos alunos. “Eu fiquei muito lisonjeada em receber essa visita. Durante os sete anos que estou na gestão da escola, essa é a segunda secretária que vem nos visitar. Quando veem realmente tudo aquilo que demandamos, que não temos poder para solucionar, nos auxiliam a resolver os principais problemas. Nós temos uma equipe muito boa e um ótimo diálogo com os professores e demais funcionários da escola. Aqui nós não paramos as atividades da escola. A comunidade também é bem participativa, nas reuniões temos 90% dos pais presentes, e mostramos para eles a importância dessa parceria”.

IMG_5608Segundo a diretora da Escola Municipal Rubens Sverner, Marquize Santos Monteiro, a equipe pedagógica está convencida de que a educação é o único caminho de transformação social para os alunos e comunidade, e que o trabalho desenvolvido por eles está diretamente relacionado a isso. “Todos têm consciência dessa responsabilidade. Ninguém faz nada sozinho. Os pais também acompanham e entendem quando os filhos têm que ficar fora do horário para concluir as tarefas e conversam sério com os filhos para que façam as atividades. Por todo o trabalho que desenvolvemos como o reforço, monitoria, simulados e a parceria com a comunidade temos conseguido aumentar gradativamente os nossos resultados”.

 

Texto e fotos: Gisa Prazeres

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054