10/08/15 | 8:18
Escolas municipais entram no clima das Olimpíadas com o Programa Transforma

RA - 07-08-15 - Programa Transforma Educação (4)As 506 escolas da rede municipal de educação estão agora inseridas no “Programa Transforma”, realizado por meio de parceria entre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e a Prefeitura de Manaus. O programa vai oferecer informação, orientação e inspiração aos alunos da rede para que criem e desenvolvam práticas pedagógicas integradas aos jogos na rotina escolar.

A parceria foi oficializada na noite desta quinta-feira, 6, entre a secretária municipal de Educação, Kátia Schweicardt, e o coordenador do projeto, Ewerton Camargo, após a solenidade do Ano Olímpico para Manaus, no Teatro Amazonas.

Camargo explicou que a ideia do projeto é levar o espírito das Olimpíadas para dentro das escolas públicas do país. Segundo ele, o programa atua com as unidades escolares criando oportunidades para estudantes de Ensino Fundamental e Médio vivenciarem os valores olímpicos e paralímpicos, experimentando novos esportes e engajando-os nos jogos.

RA - 07-08-15 - Programa Transforma Educação (3)“Viemos a Manaus apresentar o programa e buscar a implantação nas redes estadual e municipal, informando quais serão os valores que serão trabalhados e os benefícios para as escolas, buscando o engajamento nos jogos”, explicou.

Camargo informou ainda que eles trabalham com quatro multiplicadores, dos quais três são profissionais e o quarto é formado por um grupo de alunos, que são agentes jovens. “Esses agentes são os grandes líderes e os multiplicadores, ou seja, serão alunos conversando com alunos, todos mobilizando a comunidade escolar”, explicou.

Para a secretária Kátia, as atividades já desenvolvidas pela Semed na área do esporte e o Transforma possuem objetivos estratégicos semelhantes. Segundo ela, são utilizadas ferramentas pedagógicas que valorizam a prática esportiva escolar e a construção da cidadania das crianças e adolescentes de forma educativa e democrática.

RA - 07-08-15 - Programa Transforma Educação (5)“Vamos estender o projeto para toda a rede, utilizando nossos recursos e mão de obra. Estamos com muitas dificuldades financeiras, mas nos comprometemos com o espírito olímpico. Vamos trabalhar esses valores, os esportes, as modalidades dentro do nosso currículo das aulas de educação física desde a creche até o 9º ano a partir do momento em que estaremos inaugurando o ano olímpico na rede municipal de educação. Então, nós vamos compactuar isso com todos os professores de educação física”, destacou.

Sobre o Transforma

O programa oferece material didático de referência sobre os movimentos olímpico e paraolímpico, como história, jogos, simbologia e valores, sugestões de experimentação esportiva para as escolas. O conteúdo pedagógico inclui ainda cursos de formação sobre a metodologia do programa e dicas de atividades multidisciplinares que podem ser desenvolvidas pelas escolas. Ao longo do ano letivo, o Transforma lança desafios escolares que estimulam o protagonismo e a criatividade dos alunos.

O assessor pedagógico de Educação Física da Semed, Zacarias Lopes, informou que, inicialmente, 50 profissionais da Semed receberão formação sobre o programa e que os mesmos serão multiplicados para que alcance os 750 educadores físicos disponíveis pela rede.

“Vamos nos engajar para envolvermos toda a comunidade acadêmica para que possamos levar para as nossas escolas esse espírito que o Transforma pede”, destacou.

Texto: Auriane Carvalho
Foto: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054