21/12/14 | 20:32
Escolas municipais encerram atividades do ano letivo com apresentações natalinas

Para comemorar o nascimento do menino Jesus Cristo, as escolas da rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizam o encerramento do ano letivo com Cantatas de Natal. A programação envolveu alunos, pais e a comunidade em geral e aconteceu na última quinta-feira, 18. As apresentações tiveram o foco pedagógico e mostraram o trabalho realizado com os diversos programas e projeto em prol do processo ensino e aprendizagem.

Zona Rural

A Escola Municipal Francisca Campos Corrêa, localizada no Ramal do Cetur, na Estrada do Turismo – Tarumã realizou na manhã de quinta-feira, 18, a “Cantata Natal Brasileiro”, na área externa da unidade de ensino. A escola atende um total de 615 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, inclusive crianças de 28 etnias indígenas próximas a unidade de ensino.

“O Natal é um momento de paz e amor. A escola realiza esse evento unindo todas as turmas, ou seja, povos indígenas com os brancos. Todos são filhos de Deus, por isso, a escola tem essa preocupação de unir a todos e realizar esse evento simbolizando a paz, o amor e a tranquilidade”, comentou a diretora da escola, Kathia Vasconcelos.

Da etnia Miranha, a aluna do 4º ano do matutino, Rayssa Barros Tufic, 10, foi uma das personagens da cantata de natal. Para ela, é uma ótima oportunidade, porque em outras escolas não teve como fazer parte da programação e sempre teve vontade de encenar.

“Participei da peça cantando uma música indígena e acho isso muito legal. Nas outras escolas que estudei, era discriminada por ser indígena, mas aqui na escola todos me tratam bem. É ótimo estar aqui com meus colegas, é algo maravilhoso e vou guardar pra sempre na lembrança.”, concluiu.

Zona Sul

Com o tema “Enquanto houver Natal”, a Escola Municipal Maria Lira Pereira, bairro Petrópolis, realizou sua Cantata de Natal, na também nesta quinta-feira, 18. O evento aconteceu nos dois turnos da escola, que atende 670 alunos do 1º ao 8º ano.

A cantata marcou o encerramento do programa Mais Educação e contou com a participação de 35 alunos, que desenvolvem atividades dentro do projeto do governo federal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

De acordo com a diretora da escola, Giane Rocha, o evento contou um público de alunos, professores, pais e a comunidade em geral. A educadora disse que cada membro da comunidade escolar levou um quilo de alimento não perecível para ser distribuído entre as famílias carentes próximas da escola.

“Os alunos se envolvem bastante com esse trabalho. Com certeza isso reflete na sala de aula, onde os alunos ficam empolgados, assim como os pais, que sempre estão na escola e ajudam no Mais Educação. Cada aluno trouxe sua contribuição de um quilo de alimento, que serão destinadas às famílias, que esperam a presença dos alunos e monitores”, disse, destacando a importância do trabalho social da escola.

“Todos contribuem com a doação, sejam alunos e professores. O resultado disso é uma cesta de natal. Nessa época, é muito comum a solidariedade, a fraternidade  e a vontade de fazer alguma coisa por alguém”, concluiu.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

FOTOS: Cleomir Santos e Arquivo Escola

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/ 98842-1188