22/02/16 | 11:54
Escolas Municipais Dom Milton Corrêa e Aribaldina fazem mobilização contra o mosquito Aedes aegypti

20160219_085548Em continuidade ao Dia “D” de Mobilização da Educação contra o mosquito Aedes aegypti em todo o Brasil, a Escola Municipal Dom Milton Corrêa Pereira,  localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus, promoveu, na manhã desta sexta-feira, 19,  uma palestra a todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental atendidos na unidade escolar.

Quem comandou as orientações sobre os cuidados de evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya foram os militares da Força Aérea Brasileira, abrindo a programação de ações da escola voltados ao tema. A atividade faz parte do Pacto da Educação Brasileira Contra o Zika, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em todas as escolas pública do país.

De acordo com a gestora Lucicleia Aquino, foram distribuídos, ainda, folders contendo orientações de como os alunos e a comunidade deverão proceder em casos de identificação de focos do mosquito. “Neste mesmo dia, as turmas de 4º e 5º ano do bloco pedagógico elaboraram textos e desenhos sobre o tema. Na próxima semana, vamos apresentar vídeos no Tele Centro e na semana seguinte envolver toda a comunidade do entorno da escola para, juntos, combatermos esse mosquito”, destacou.

Escola Aribaldina

335d44b0-ad2e-4008-9b61-d928087ae4ecOs alunos da Escola Municipal Aribaldina, localizada na Comunidade Val Paraíso, zona Leste, também realizaram atividades em alusão ao dia D. Munidos de faixas e cartazes, eles percorreram as principais ruas do bairro para mobilizar a comunidade a aderir a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. A escola levou os alunos do 4º ao 9º do Ensino Fundamental. na ocasião, os estudantes distribuíram folhetos explicativos e conversaram com os moradores,  explicando a importância de manter o quintal limpo e livre dos focos de criadouros do mosquito.

A aluna do 9º ano Francisca Beatriz Silva, que esteve a frente dos alunos, alertou os vizinhos sobre o perigo de manter quintais sujos. “É importante, semanalmente, verificar se no quintal da casa possui foco dos mosquito. Se cada um fizer sua parte, mantendo esses locais limpos, vamos vencer esse mosquito”, orientou.

A dona de casa  Eliene Silva, que recebeu a visita dos estudantes, aprovou a iniciativa da escola e dos alunos. “Acho muito importante essa ação da escola para nos manter informado contra essas doenças transmitidas pelo mosquito”, disse.

 

Fotos: Divulgação escolas Dom Milton Corrêa e Aribaldina

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054