Aproximadamente 800 alunos de oito escolas municipais, localizadas no Bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus, participaram do Desfile Cívico, realizado na tarde desta terça-feira, 03/9. A ação teve como tema: ‘Família e Escola: todos responsáveis uns pelos outros’. Além das escolas municipais, o evento envolveu alunos de unidades estaduais e particulares e contou com a participação de 1500 estudantes.
A atividade, coordenada pelos diretores das escolas municipais do Colônia Antônio Aleixo, teve o apoio da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2. O objetivo foi lembrar um grande momento histórico do Brasil, que foi a proclamação da república no dia 15 de novembro de 1889, marco esse que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil e que deu fim à monarquia constitucional parlamentarista do Império.
Segundo a gestora da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, Geysa Nascimento, o desfile é uma tradição do bairro, por isso é esperado por toda comunidade.
“A ação já faz parte da história do bairro, pois desde quando foi fundado é realizado esse trabalho de reunir as escolas, instituições, moradores e alunos com o objetivo de valorizar a nossa história e a questão do civismo que muitas vezes é esquecido. E a cada ano ficamos mais felizes pelo aumento da participação e envolvimento das pessoas”, destacou a gestora.
O coordenador geral de educação física da DDZ Leste 2, Jobson Silva, destacou que a atividade deixa muito latente a questão do civismo brasileiro e que ajuda a trabalhar aspectos repassados em sala de aula.
“Esse momento é importante para trazer a memória do patriotismo, os valores cívicos e, vale destacar, que aqui isso é muito vivo, muito latente. Outro detalhe é que esses tipos de atividades trabalham de forma interdisciplinar durante todo o ano, sem deixar de lado o foco com resultados e metas do aprendizado”, disse.
Desfile
A concentração do evento cívico foi no campo 11 de maio, também localizado na Colônia Antônio Aleixo. A animação ficou por conta da fanfarra Madre Tereza de Calcutá e Escola Estadual Dom Milton com suas fanraras. Em seguida, foi dada a largada para atividade. O trajeto aconteceu em duas ruas próximas ao campo, primeiro os alunos percorreram a rua Padre Mário e depois partiram para rua Geraldo da Rocha, onde a ação foi encerrada. Para a aluna Nicole Reis,9 , do 4º do Ensino Fundamental da Escola São Luiz, falou sobre o evento. “A atividade é importante para a gente lembrar da nossa história e darmos valor ao nosso País”, completou.
Texto: Emerson Santos
Fotos: Jéssca Salomão