22/08/16 | 16:39
Escolas municipais de Manaus são finalistas de concurso do MEC para combater o Aedes Aegypti

12-02-16 - Ações para combater o mosquito Aedes aegypti.foto.Rodemarques Abreu (1)Três escolas da rede municipal de ensino de Manaus são finalistas na etapa nacional do concurso ‘Pesquisar e conhecer para combater o Aedes Aegypti’, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de originar ações que promovam o combate ao mosquito e suas consequências, principalmente o Zika Vírus.

Para a etapa nacional, um júri popular vai escolher 11 finalistas, por meio de votação online (zikazero.mec.gov.br). A votação está aberta e vai até o dia 28 de agosto.

Para participar do concurso, os alunos tiveram que fazer um vídeo de até 90 segundos mostrando uma maneira de combater o mosquito dentro das escolas. Durante as etapas regionais foram selecionados 247 vídeos, produzidos por alunos de escolas públicas e particulares.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) concorre ao prêmio com as escolas municipais Miguel Arraes de Alencar, na categoria Ensino Fundamental I, Aristóphanes Bezerra de Castro, como escola de Ensino Fundamental II, e a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, finalista na categoria Educação Infantil.

As escolas utilizaram o trabalho já realizado no dia a dia para gravar o vídeo e se inscrever no concurso, como relatou a gestora Clara Pereira, da Escola Municipal Miguel Arraes. “Aqui nós temos uma parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) e os alunos realizaram trabalhos de combate e prevenção ao mosquito na escola e no seu entorno. Quando ficamos sabendo do concurso, orientamos o professor a gravar o trabalho já feito para participar”, contou.12-02-16 - Ações para combater o mosquito Aedes aegypti.foto.Rodemarques Abreu (2)

Agora, as escolas contam com o apoio de todos para que entrem no site e votem nos vídeos, os mais curtidos serão selecionados por uma comissão julgadora final, indicada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) em parceria com as demais secretarias do MEC.

“Estamos na expectativa agora. Esperamos estar entre os finalistas e até ganhar o concurso. Já divulgamos nossos materiais nas redes sociais e pedindo para que as pessoas votem”, relatou a gestora Janeide Alexandre Dantas, da Escola Nossa Senhora Aparecida.

Os nomes dos vencedores serão anunciados na página do MEC na internet e os selecionados ganharão uma viagem a Brasília para participar de ações relacionadas ao combate do mosquito.

 

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Rodemarques Abreu / Arquivo / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054