07/12/16 | 9:24
Escolas Municipais de Manaus apresentam projetos científicos

I Relato de Experiências Científicos. EM. Leonor Uchoa .Fotos Cleomir (4)Escolas da rede municipal de educação da zona Leste de Manaus apresentaram, na tarde de terça-feira, cinco projetos científicos desenvolvidos nas unidades de ensino. As apresentações aconteceram durante o 1º relato de experiências cientificas, realizado pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste I, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A exposição aconteceu no auditório da Escola Municipal de Leonor Uchoa de Amorim, localizada no bairro São José, zona leste.

De acordo com gerente pedagógico da DDZ Leste I, Pedro Santarém,  o momento foi uma espécie de mostra dos trabalhos executados em 2016, por meio do Programa Ciência na Escola, com  incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). “A ideia foi fazer uma socialização de práticas vivenciadas durante o ano de 2016 e serve também para agradecer aos professores e, ao mesmo tempo, para  motiva-los para que no próximo possam dar continuidade nestes projetos”, destacou.

Na oportunidade, um representante de cada unidade de ensino falou sobre o projeto da sua respectiva, como ele foi desenvolvido durante o ano e o impacto dele na aprendizagem em sala de aula e no ambiente escolar. O gestor da Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho, Oswaldo Fernandes da Silva, que recebeu um certificado de honra ao mérito pela conquista do titulo de Campeã no campeonato da First Lego league (FLL), a nível regional, explicou que, a partir da execução do projeto de robótica, os alunos passaram a ter mais interesse por ciências exatas.

I Relato de Experiências Científicos. EM. Leonor Uchoa .Fotos Cleomir (6)“Hoje percebemos uma grande mudança no interesse dos estudantes nas ciências exatas. Prova disso é que a maioria dos nossos alunos se escreveram na Fundação Matias Machline  e no Ifam, para seguir na área de mecatrônica. Com isso percebemos que o projeto consegue incentivar e instigar os alunos a avançar nas áreas de exatas”, destacou.

Os projetos realizados ao longo do ano de 2016 foram executados por 25 alunos do 6º ao 9º ano, sob a orientação de nove professores das Escolas Agenor Ferreira Lima, Jorge de Rezende Sobrinho, Francisco Guedes, Maria do Carmo e Ana Maria de Souza Barros.

Os projetos voltados para área científica abordam temas como: meio ambiente, robótica, reciclagem e reutilização de óleo de cozinha para fabricação de sabão. A Escola Municipal Francisco Guedes apresentou o projeto ‘Benefícios Ambientais da Reciclagem do Óleo de Cozinha’. De acordo com Lage Wellinto Castro, 13 anos, aluno do 7º ano, o trabalho ajudou a dar mais valor a preservação ambiental.

“Com projeto aprendi muita coisa, por exemplo, que todos nós somos responsáveis pelo meio ambiente, por isso cada pessoas deve fazer a sua parte para manter o meio ambiente saudável.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054