18/04/16 | 14:50
Escolas municipais da zona sul realizam seletivas para disputa das Municipíadas 2016

Abertura das Seletivas DDZ Sul. EM. Vicente de Paula. Fotos Cleomir (2)Escolas municipais da zonal Sul realizaram, na manhã desta segunda-feira, 18, a abertura dos jogos seletivos para a XIX edição das Municipíadas, que este ano traz o tema “Garantia do direito de aprendizagem para a construção de uma cultura de paz e solidariedade”. A solenidade ocorreu no ginásio poliesportivo da Escola Municipal Vicente de Paula, no bairro Japiinlândia, zona Centro-Sul da cidade.

Os jogos vão até a próxima quarta-feira, 20, envolvendo aproximadamente 90 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Villa Lobos, Ana Mota Braga, Izabel Angarita, Anastácio Assunção, Francisca Pereira de Araújo, Antônio Matias Fernandes, Paulo Graça e Vicente de Paula, que integram a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul. As disputas serão nas modalidades de futsal e queimada, no masculino e feminino, nas categorias infantil e juvenil.

Abertura das Seletivas DDZ Sul. EM. Vicente de Paula. Fotos Cleomir (4)A subsecretária de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Trajano, acompanhou a abertura da seletiva. Para ela, o mais importante não é a competição em si, mas a funcionalidade dos jogos como ferramenta pedagógica aos alunos do município.

“A formação do cidadão perpassa por vários aspectos, como o cognitivo, o físico, o social e o emocional. As Municipíadas vêm tratar também desses aspectos, assim como de valores por meio do esporte. A Semed realiza todos os anos esse evento e as seletivas servem para integrar os alunos, trabalhar a concepção de valores e enaltecer a importância do esporte no processo educativo”, afirmou.

O coordenador de educação física da DDZ Sul, Thiago Nogueira, informou que a seletiva tem seu cunho competitivo, mas também a formação do aluno dentro do contexto escolar do município.

Abertura das Seletivas DDZ Sul. EM. Vicente de Paula. Fotos Cleomir (104)“O esporte em si tenta trazer o lado bom da vida. Uma das características fundamentais é trabalhar os valores de responsabilidade, ética, compromisso com o próximo, jogo limpo e esse evento tem o intuito de trazer o esporte para dentro da escola. Com isso, trabalhar de forma mais efetiva com qualidade dos nossos alunos”, completou.

A Escola Municipal Anastácio Assunção, do bairro São Lazaro, vai participar dos jogos com cerca de 30 alunos do 6º ao 9º ano, no futsal masculino (infantil e juvenil) e feminino (juvenil) e da queimada (infantil feminino). Segundo a coordenadora de educação física da escola, Larissa Gomes, a seletiva serve também de fator motivacional aos alunos da comunidade.

Abertura das Seletivas DDZ Sul. EM. Vicente de Paula. Fotos Cleomir (18)“Onde os estudantes procuram muito para participar porque desenvolve a parte cognitiva, a parceria, além de melhorar o condicionamento físico e também culmina no fator da amizade, além de tirá-los de caminhos ociosos da vida”, disse.

Programação

Na programação da abertura dos jogos seletivos houve o desfile das escolas participantes, a condução da tocha, fogo simbólico, juramento do atleta, apresentação cultural e homenagem as diretoras que estão sediando os jogos seletivos.

A próxima seletiva para a disputa da Municipíadas será da Divisão Distrital Zonal Leste II, que ocorrerá no período de 25 a 29 de abril.

 

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Cleomir Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054