03/06/19 | 13:55
Escolas Municipais da zona Sul promovem o dia ‘D’ Scratch Day

Escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), gerenciadas pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, participam do ‘D’ Scratch Day. O evento é promovido para repassar conhecimentos básicos de linguagem de programação visual e robótica aos estudantes do Ensino Fundamental. Na zona Sul aproximadamente 1.6 mil alunos participarão da ação que é global.

A finalidade do Scratch Day é reunir pessoas ao redor do mundo para repassar conhecimentos, inventar, reinventar projetos e aprender novas técnicas.

A Escola Municipal Padre Sebastião Puga, no Japiinlândia, zona Sul, foi à terceira unidade de ensino da DDZ Sul a realizar a ação. Na unidade, 300 alunos do 6º ao 9º ano são contemplados com o projeto, mas no dia “D”, realizado na sexta-feira, 31/05, foram os 150 alunos do 8º e 9º ano que apresentaram o projeto.

As aulas do Scratch são realizadas todas as terças e quintas-feiras no Telecentro. Os alunos, que também fazem parte do Projeto do Clube de Linguagem e Programação e Robótica (Procurumim) da Semed, trabalham em um aplicativo de alimentação que mede a massa corporal.

“Hoje nós conversamos com os alunos a importância do Scratch no mundo da alimentação saudável, ligando a plataforma no processo ensino aprendizagem”, explicou a professora e coordenadora do Telecentro, Suelen Falcão.

O aluno Lucas Vitório Lins, 15, do 9º ano, é um dos criadores do aplicativo, que quando estiver pronto poderá ser acessado por celular android e smartphone. “Tudo o que eu estou aprendendo nas aulas vou usar na minha vida. O mercado de trabalho está muito exigente e cada vez mais utilizando a tecnologia”, comentou o futuro programador digital.

As comemorações continuam em junho nas escolas Waldir Garcia, Sérgio Pessoa, Hahnemann Bacelar, Irmã Dulce, Vicente de Paula, Tereza Rosa, Graziela Ribeiro e em agosto nas escolas Izabel Angarita, Paulo Graça até o dia 30.

“O Scratch é um forma simples e criativa de trabalhar o software, utilizando a tecnologia no desenvolvimento da aprendizagem com elementos que estão ligados nas diferentes disciplinas, cada turma escolhe o tema e a forma de trabalhar”, esclareceu o gerente Pedagógico da DDZ Sul, Anderson Rodrigues.

Texto: Érica Marinho

 Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054