29/12/16 | 12:27
Escolas Municipais da zona ribeirinha realizam jornada pedagógica na segunda-feira

Reunião jornada pedagôgica. Aud. Semed. Fotos Cleomir (9)Por conta das questões climáticas, que afetam o acesso dos estudantes à escola no período de cheia e vazante dos rios, as 29 unidades de ensino do município localizadas no Rio Negro, terão o ano letivo iniciado no próximo dia 9 de janeiro. Antes das aulas começarem, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural vai realizar dos dias 2 a 4, na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), a Jornada Pedagógica, que reunirá cerca de 100 diretores, professores e pedagogos no evento que visa repassar as orientações pedagógicas a serem desempenhadas em 2017.

A jornada pedagógica terá três dias. No primeiro, os docentes receberão orientações pedagógicas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na ocasião, serão abordados temas como diário de classe, planejamento de aula e livro didático.
No dia seguinte, haverá uma formação em polo somente para os professores, ministrada por profissionais DDPM. Nesta atividade, serão debatidos temas relacionados à prática do profissional do magistério em sala de aula.
Para finalizar, no dia 4 de janeiro, serão repassadas as orientações das diretrizes da educação do campo, embasadas em um documento confeccionado pelo comitê de educação do campo da Semed.
De acordo com a Diretora do Departamento de Gestão Educacional da Semed, Marciolinia Bessa, a atividade é um alinhamento das ações pedagógicas da DDZ Rural para o ano letivo de 2017.
“É um momento em que os gestores, pedagogos e professores vão receber orientações e formação de procedimentos pedagógicos para 2017. Eles vão receber orientações de legislação, de práticas pedagógicas, de organização da escola, de planejamento e de avaliação, ou seja, tudo que é de procedência pedagógica. O evento é de fundamental importância para que o trabalho pedagógico de 2017 ocorra da melhor forma possível e consigamos alcançar uma boa aprendizagem das crianças”, disse.
Expectativa boa em ano de Prova Brasil
De acordo com a chefe da DDZ Rural, Edilene Pinheiro, o corpo docente está preparado para 2017, ano em que os alunos serão submetidos à Prova Brasil, avaliação que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“A gente começou a planejar a Jornada Pedagógica em novembro, revisando tudo o que vai ser apresentado e esperamos um resultado melhor que em 2016. No próximo ano vamos ter a Prova Brasil e esperamos que tenhamos um resultado positivo no Ideb. Para isso as escolas estão alinhadas, e faremos mais ajustes no decorrer do ano”, avaliou.
A abertura do ano letivo das escolas do Rio Negro será no dia 6 de janeiro, na Escola Municipal José Sobreira, na Comunidade de Fátima. No dia seguinte, no mesmo local, haverá uma reunião com os pais, a fim de repassar as orientações sobre a atividade das unidades ensino em 2017.
Texto: Thiago Botelho
Fotos: Cleomir Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054