11/06/15 | 13:06
Escolas municipais da zona Norte participam de seletiva para a 18ª Municipíadas

Mais de 300 estudantes de escolas municipais da zona Norte começaram a participar de seletivas para a conquista de vagas na 18ª edição da Municipíadas, maior evento esportivo escolar do município, que vai ocorrer entre os dias 19 a 29 de setembro, em Manaus. Além do futsal, serão realizadas seletivas nas modalidades: queimada; futebol de campo; e handebol feminino, até o próximo sábado, 13. Os campeões de cada modalidade garantirão vaga na Municipíadas 2015.

Dezesseis equipes de futsal masculino competiram, na manhã desta quarta-feira, 11, na quadra da Escola Municipal Sabá Raposo, localizada no conjunto Manôa. De acordo com o coordenador da seletiva na Divisão Distrital Zona Norte (DDZ Norte), Nildemar Oliveira, o intuito é usar o esporte como instrumento de socialização entre os alunos. Afinal, durante as partidas, sempre surgem talentos.

“A primeira função das Municipíadas é pedagógica, trabalhar na socialização e autonomia dos alunos. Porém, dentro dos jogos encontramos bons valores, especialmente no futsal e futebol, uma vez que naquela região (zona Norte) há muitos campos e quadras de peladas. Quem sabe com esse incentivo, não surjam atletas que sigam a carreira no esporte”, destacou o coordenador, salientando que a expectativa deste ano é melhorar o rendimento da DDZ Norte na competição, pois ano passado eles conquistaram o terceiro lugar, no futsal juvenil masculino, e o quarto, no infantil.

Parceria

Para dar mais credibilidade às disputas, a DDZ Norte fechou parceria com a Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFS), que cedeu dois árbitros profissionais para apitarem os jogos.

O destaque do dia ficou para a goleada da equipe da Escola Municipal Raimundo Lúcio por 6 a 0 em cima do Ana Sena. O capitão do time, Guilherme Andrew Cruz, 15, disse que foi importante vencer na estreia e que foi um privilégio jogar, já que ficou entre os dez alunos convocados em uma seletiva de 110 colegas.

“Cada jogo é um jogo, né? Sofremos com a pressão da estreia, mas graças a Deus fizemos seis gols e saímos com a vitória”, comemorou o camisa 9, que apesar do número, atua na parte defensiva da equipe.

 

TEXTO: THIAGO BOTELHO

FOTOS: LTON SANTOS

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054