18/07/12 | 16:21
Escolas municipais da Zona Leste promovem aula inaugural do PROERD

As Escolas Municipais Maria Ferreira da Silva e Iran Caminha, ambas localizadas no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, realizaram nesta terça-feira, 17, a Aula Inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

A solenidade de abertura contou com a participação de pais, alunos, educadores, membros da Polícia Militar (PM) do Amazonas e da comunidade que mora no entorno das duas unidades educacionais.

             Escola Municipal Maria Ferreira da Silva

 Noventa alunos do 5º ano da escola participarão, durante os três meses, das aulas do PROERD. O aprendizado dos estudantes ocorrerá todas as quartas, com uma hora de duração. O alunado receberá um livro, contendo dez lições, entre as quais: combate ao cigarro, álcool, maconha e como selecionar as amizades, entre outros.

Segundo o PM SD Claudenilson, instrutor do curso do PROERD na escola, o programa completa 10 anos de atividades na rede pública de ensino e cada aluno receberá seu material com dez aulas, sendo que no final da oitava lição a criança fará uma redação relatando o que aprendeu ao longo do curso e, por fim, será diplomado pela participação no Programa de prevenção às drogas.

“A importância do PROERD é a prevenção e orientação ao aluno para ficar longe das drogas, resistir às pressões do grupo e procurar sempre dizer ‘não’ a qualquer situação que possa causar algum tipo de mal estar. O importante de tudo isso é a família – o alicerce, juntamente com a escola e a Polícia Militar como um tripé”, comentou.

A diretora da escola, Lenize Pedroso Martins, afirmou que desde 2009 a unidade desenvolve o PROERD com a comunidade escolar. Aproximadamente 180 alunos já passaram pelo programa até hoje. De acordo com a educadora, o projeto tem um efeito positivo com as crianças que moram na Zona Leste da cidade.

“Temos obtido excelentes resultados com os estudantes. Os pais perceberão a diferença no comportamento do filho em casa e com os amigos”, confessou.

                Escola Municipal Hiran Caminha

Na manhã desta terça-feira, (17), foi realizada na Escola Maria Ferreira da Silva a Aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) que é um trabalho em conjunto entre família, polícia militar e escola.

O Proerd é um programa que visa prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para essa prática, desenvolvendo dessa forma habilidades para resisti-las.

Segundo o diretor da Escola Municipal Hiram Caminha, Alan Rhicharles, o ideal de uma sociedade é alcançado pela educação de um povo.

‘’Este projeto (Proerd) vai trazer vários benefícios para nossa escola, como por exemplo, trabalhar a prevenção da violência tanto no ambiente familiar quanto no educacional, a educação preventiva sobre o uso da droga e, ainda, o intuito de formar crianças comuns e vulneráveis em pequenos cidadãos, disse o gestor.