01/10/14 | 14:24
Escolas municipais celebram a Semana do Livro Infantil

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria do Céu Vaz D’Oliveira e a Escola Municipal Doutor João Queiroz realizaram atividades, nesta quarta-feira, 1º, como parte da programação da Semana do Livro Infantil. Os estudantes visitaram a Biblioteca e Centro de Artes Infantil Emídio Vaz D’Oliveira e o Centro Cultural Usina Chaminé, ambos localizados no Centro.

De acordo com a gestora da unidade, Norma Angélica, a visita é uma forma de incentivar os alunos a valorizarem os espaços culturais públicos, além de aflorar o gosto pela leitura. “Nosso maior objetivo nessa semana é fazer com que eles conheçam esses espaços e quando se tornarem adultos possam voltar como pais e mães de família. Também buscamos incentivar o prazer pela leitura. Outra parte da turma foi conhecer a Usina Chaminé, outro espaço interessante para visita. O prazer pela leitura, da viagem, da fantasia, do conhecimento, vale ser explorado”, destacou.

Os pequenos alunos foram acompanhados pelos instrutores da biblioteca, que contaram histórias e fizeram leituras interativas, dentre outras atividades.

A aluna Carla Gabriele Coelho de Lima, 6, contou que gostou da parte dos livros e de aprender sobre os personagens. “Gostei dos livros, dos personagens, gostei da parte que falaram do gatinho e do ratinho”, disse, se referindo a uma atividade da qual havia participado.

Iago de Oliveira, 6, comentou que quer aprender a ler para contar estórias para a família inteira. “Gostei do parquinho e das estorinhas, gostei da estória do “puxa-puxa” que a professora contou. Quero aprender a ler para contar para meu pai, para meu irmão e para minha irmã”, relatou o aluno.

Ainda de acordo com a gestora, todos os 220 alunos do Cmei, em turmas separadas, devem participar das atividades da Semana do Livro Infantil. Grande parte das escolas municipais também  apresentará atividades sobre a semana.
Doutor João Queiroz

Três grandes escritores da literatura infantil do país, Ziraldo, Monteiro Lobato e Ruth Rocha, estão sendo homenageados pelos alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Doutor João Queiroz, durante a Semana do Livro Infantil. Na manhã desta quarta-feira, cerca de 60 alunos participaram de uma atividade com apresentações de histórias, danças, exposições de murais e painéis.

A gestora da unidade, Daniela Souza, contou que a programação foi dividida em dois dias, sendo o próximo amanhã, quinta-feira, 2. “Eles apresentaram histórias da Emília, da Branca de Neve, todos caracterizados, além de danças inspiradas na literatura dos três autores homenageados. Todos gostam muito de leitura e participam ativamente”. Daniela destacou, ainda, que os professores incentivam as crianças, no dia a dia, à prática da leitura . “Além da semana do Livro Infantil, temos momentos de leitura nas salas de aula durante todo o ano. Os professores levam os estudantes para a biblioteca e assim vamos incentivando cada vez mais a prática da leitura”.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo e Luana Carvalho

FOTOS: Lton Santos/Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054