04/02/16 | 8:36
Escolas mostram projetos exitosos e traçam metas para 2016 em jornada pedagógica

Acompanhamento da Jornada Pedagogico nas Escolas - Fotos Rodemarques Abreu (2)Durante jornada pedagógica realizada nesta quarta-feira, 3, educadores das escolas municipais Francisco Pereira Araújo e Adolpho Valle apresentaram práticas pedagógicas exitosas no ano letivo de  2015, visualizando dados estatísticos de rendimento escolar, e traçaram metas de ensino, que contribuirão para resultados positivos de aprendizagem deste ano. O encontro faz parte da programação das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que serão realizadas até a próxima sexta feira, 5.

A reunião da Escola Municipal Francisca Campos Araújo, localizada no bairro Parques das Nações, zona Norte, contou com a participação de 65 educadores, entre professores, pedagogos e o gestor da unidade. Dentre os pontos tratados  na reunião, estava  os resultados alcançados no ano de 2015.

Acompanhamento da Jornada Pedagogico nas Escolas - Fotos Rodemarques Abreu (7)No ano passado, a escola criou um método de ensino que possibilitou a aprovação de 97% dos alunos da unidade escolar e apenas 2% de abandono. Os resultados elencados envolveram os 1.140 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendidos pela escola.

De acordo com gestor Antônio Genival Lacerda,  para manter o índice e melhorar a qualidade do trabalho pedagógico, a meta principal da escola foi envolver cada vez mais os responsáveis e pais dos alunos.  “Em 2016, vamos trabalhar de forma mais efetiva com as famílias, propiciando momentos e formas para envolver e alinhar o nosso trabalho com os pais de  nossos alunos. Com essa parceria, queremos manter o nosso nível de aprovação e baixar ou permanecer com o percentual de abandono apresentado hoje”, destacou.

Já na Escola Municipal  Rodolpho Valle, situada no bairro Redenção, zona Oeste, participaram um total de 32 professores do turno diurno e 13 do noturno. No decorrer da jornada, os educadores da unidade tiveram a oportunidade para analisar o rendimento escolar, práticas exitosas e as ações que deram certo no na escola no ano passado.

Acompanhamento da Jornada Pedagogico nas Escolas - Fotos Rodemarques Abreu (21)Na ocasião, foi apresentado que a escola obteve 67% de aprovação e o nível de abandono atingiu apenas 3% de todos os alunos do 6º ao 9º ano em 2015.  Segundo a gestora da unidade, Ana Célia, a escola alcançou o nível de aprovação abaixo do esperado, mas destacou que a meta prioritária deste ano será aumentar o nível de aprovação, com ações mais específicas, diversificadas, além de envolver as famílias no processo pedagógico.

“Infelizmente, não conseguimos atingir o percentual desejado, mas em 2016 iremos trabalhar com ações eficazes, diversificadas e com ajuda das famílias a fim de mudar este quadro”, enfatizou a gestora.

Célia ainda mencionou a importância da jornada pedagógica nas escolas. “Vejo esta jornada com um momento de extrema relevância para o processo de ensino, tendo em vista que estamos no início do ano letivo e que sempre é bom pararmos um instante onde estamos acertando e em que devemos melhorar”, avaliou.

Jornada

A jornada pedagógica visa ainda estabelecer e suscitar metas para a melhoria do processo da aprendizagem em todas as modalidades de ensino e visa alcançar bons resultados no que diz respeito ao rendimento e qualidade da prática pedagógica. A ação continua até próxima sexta feira. Até o fim dos encontros, a ideia geral é analisar, planejar e executar as ações do ano letivo.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054