04/04/14 | 17:50
Escolas encerram atividades da Semana da Literatura Amazonense

A semana nas escolas da rede municipal de educação foi marcada por atividades musicais, de teatro e dança para a disseminação da cultura amazônica entre os estudantes. A programação fez parte da Semana da Literatura Amazonense, cujo encerramento ocorreu nesta sexta-feira, 04. Este ano, o evento homenageou o poeta, escritor e músico Celdo Braga.

Na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade o encerramento da Semana da Literatura foi com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Cada uma das sete turmas homenageou um escritor amazonense. A história de vida e as obras de Aldísio Filgueiras, Celdo Braga, Tenório Telles, Elson Farias, Thiago de Melo, Ana Peixoto e Márcio Souza foram apresentadas.

Na sala do primeiro ano do Ensino Fundamental, 25 estudantes declamaram os poemas de Tenório Telles. O estudante Cauã Costa, 6, por exemplo, apresentou a poesia ‘Canção da Esperança’.

Para a gestora da Escola Carlos Drummond, Viviane Santos, as atividades da Semana da Literatura Amazonense serviram para aguçar nos alunos o gosto pela leitura. “Mostramos para eles que o livro é um grande amigo, que só nos traz benefícios e não pede nada em troca. Observamos que nesses dias eles descobriram o gosto pela leitura. Hoje, eu ouvi um aluno dizer, por exemplo, que quer ser escritor e isso é maravilhoso”, comentou.

Já na Escola Municipal Ana Sena Rodrigues, no Novo Israel, o encerramento teve a presença do poeta e ator Dori Carvalho, que teve sua vida estudada pelos alunos. Ele conversou com as crianças e viu cada turma apresentar com danças e peças de teatro uma parte de sua história.

“Eu achei excelente essa iniciativa da Semed porque as pessoas não têm muita aproximação com a literatura e com os escritores muito menos. A ideia é que são pessoas inacessíveis, quando na verdade somos de carne e osso. A receptividade deles foi bem legal e essa aproximação nos dá vida. Escritor que não é lido, não é escritor e não tem vida”, explicou.

Personagem participa 

O encerramento da Semana foi marcado por diversas atividades nas unidades de ensino da prefeitura. Na Escola Municipal Maria Rufina de Almeida, a Vóvó Rufina, personagem que conta histórias para as crianças, apresentou para uma plateia de mais de 300 alunos a biografia de Celdo Braga. Para ela, a Semana de Literatura Amazonense despertou nas crianças o desejo pela leitura regional.“Meus netos – como trata os estudantes – tiveram uma semana maravilhosa. Aprenderam tudo sobre a vida do Celdo Braga e percebi que eles gostaram de aprender sobre nossa região. Aqui na escola eu conto as histórias e as crianças são estimuladas a ler, despertam para isso. Tanto que temos alunos que foram premiados por terem lido mais de 30 livros no ano”.

 

TEXTO: THIAGO BOTELHO

FOTOS: CLEOMIR SANTOS

 Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação: 3632-2054