12/12/13 | 17:24
Escolas e alunos que participaram dos jogos noturnos deste ano recebem premiação

Ontem à noite professores de educação física, gestores e alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram da cerimônia de premiação da I Edição dos Jogos do Ensino Noturno da rede municipal, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

Cumprindo a sua principal missão de reduzir os índices da evasão dos alunos do ensino noturno através do esporte e estimulando a competição esportiva entre eles, o evento foi um momento de culminância e confraternização esportiva para o fortalecimento da política de valorização dos alunos. As competições iniciaram no mês de agosto com participação de 77 escolas e cerca de 2.206 atletas.

Os jogos tiveram como objetivo estabelecer relações equilibradas e construtivas entre a comunidade escolar, oferecendo um ambiente propício para o comportamento solidário e o exercício de valores proporcionados pela prática dos desportos, aos alunos de 6º ao 9º e EJA do turno noturno.

A competição foi organizada em 06 (seis) modalidades esportivas: tênis de mesa, dominó, futsal, queimada, vôlei e lance livre na cesta de caráter individual e coletivo, realizadas nas escolas, em todas as divisões distritais zonais com o objetivo de promover a prática do desporto como instrumento na formação de cidadania.

Zacarias Lopes, professor de educação física e coordenador dos jogos noturnos explica como o evento foi organizado. “Os jogos iniciaram em agosto com disputas entre escolas da mesma divisão distrital e se afunilaram até novembro, quando aconteceram as finais. Os jogos foram intercalados e tiveram caráter de inclusão com a participação da escola de educação especial André Vidal de Araújo”, explicou o coordenador.

Maria Santana, gestora da escola da campeã, Vicente de Paula, comenta como a unidade conseguiu obter este lugar. “Conseguimos esse resultado graças ao esforço e dedicação mútua dos professores, alunos, direção, enfim, de toda comunidade escolar. Estamos muito felizes e com a sensação de dever cumprido”, disse a gestora.

A Subsecretária de Gestão Escolar, Ana Falcão, ressalta como os jogos podem contribuir para ensino noturno. “Vejo estes jogos como estratégia e uma proposta diferenciada ao ensino noturno, visto que a educação noturna tanto em Manaus quanto em outras capitais do Brasil é um gargalo na educação. Portanto, parabéns pela iniciativa e pelos resultados alcançados”, analisou Ana Falcão.

As outras escolas premiadas com troféus foram as escolas São Sebastião com 2º lugar , Jorge Rezende com 3º, Sônia Maria 4º, e Eliana Lucia e Francisca Pereira no 5º lugar por empate técnico.