02/09/16 | 11:44
Escolas do Alvorada fazem desfile cívico com tema da preservação do meio ambiente

Desfile cívico das escolas do Alvorada. Fotos Cleomir (6)A Escola Municipal Cândido Honório e mais três unidades de ensino do estado reuniram, na manhã desta sexta-feira, 2, cerca de três mil alunos e percorreram as ruas do bairro Alvorada 2, zona Centro Oeste, em um desfile cívico que teve como tema ‘Alvorada Verde: garantindo o meio para preservar a vida’.

Os estudantes foram divididos em pelotões. Teve o da paz, do amor, do uso consciente da água e do combate ao mosquito da dengue. O 4º ano, em parceria com a Oca do Conhecimento Ambiental, ficou com o tema das queimadas. Com faixas e cartazes eles informaram os moradores o maleficio da queima de resíduos para a saúde.

De acordo com a diretora da Escola Cândido Honório, Elisangela Brandão, o intuito do desfile, além de incentivar o patriotismo das crianças, foi despertar na comunidade o interesse pela preservação do meio ambiente, evitando queimadas, água parada e poluição.

Desfile cívico das escolas do Alvorada. Fotos Cleomir (14)“Quisemos resgatar a questão do patriotismo que em nós, brasileiros, estava um pouco debilitado nesses últimos tempos e conscientizar os moradores sobre a preservação do meio ambiente em geral”, afirmou.

Ágata Cristis Pantoja, 10, do 5º ano, é praticante de ginástica rítmica e foi à frente do desfile fazendo uma apresentação com arcos e fitas. Ela explicou que o motivo da caminhada foi para pedir dos moradores mais respeito à natureza. “A queimada, a minha professora ensinou, que é algo que não podemos fazer. E nós passamos nas ruas dizendo para as pessoas não queimarem, entregamos panfletos ensinando isso”, disse.

Mãe do aluno Gabriel Chagas, a serviços gerais Daliane da Silva, 34, esteve no desfile com o filho. Ela contou que se lembrou da infância, quando, várias vezes, participou de atividades em alusão ao dia 7 de setembro. Em sua avaliação, o patriotismo tem que ser mais incentivado nos dias de hoje.

Desfile cívico das escolas do Alvorada. Fotos Cleomir (15)“Eu participava bastante e gostava muito. Eu vejo que antigamente as pessoas se voltavam mais para essa data, eram mais patriotas. Hoje em dia tem, mas não mais como antes. Eu fico feliz em ver meu filho vivendo isso. Ele se preparou, fez cartaz. Sempre vou incentivar ele a continuar. Peço que a escola continue preservando esse momento”, afirmou.

Parceiros

O desfile cívico das escolas do bairro do Alvorada foi realizado em parceria com o Exército Brasileiro, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Oca do Conhecimento Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Além da Escola Municipal Cândido Honório, participaram as Escolas Estaduais Waldir Garcia, Manuel Severiano Nunes, Francelina Dantas e Maria de Lourdes.

 

Texto: Thiago Botelho

 Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054