27/05/15 | 15:54
Escolas devem organizar dados para o Censo Escolar 2015

Todas as escolas da rede municipal de Manaus estão sendo convocadas a organizar seus dados de matrículas para informar ao Censo Escolar 2015. O dia 27 de maio marca o dia Nacional do Censo Escolar na Educação Básica e a data é utilizada como referência para informar os dados educacionais coletados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Educacenso.

Os dados devem ser repassados por todas as escolas do Brasil. No Amazonas, a Coordenação Estadual do Censo Escolar ficou por conta da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Estado do Amazonas (Seduc/AM).

Devem ser declarados ao Censo, todos os alunos que até o dia 27 de maio estejam frequentando a escola. Com esses dados é possível traçar o perfil da educação brasileira e desenvolver políticas educacionais capazes de modificar cenários severos na educação.

De acordo com a chefe da Divisão de Informação e Estatística da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Eliete Queiroz, o Estado trabalha com o Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam) que mantém atualizado o numero de alunos matriculados regularmente nas escolas da rede. O Educacenso deve estar disponível do dia 8 de junho até o dia 12 de agosto.

“Esta data foi estipulada pelo Ministério da Educação, mas ainda será definida uma data para o treinamento dos responsáveis, para passar esses dados, que será organizado pela Seduc. Mas como já trabalhamos com o Sigeam, que mantém os dados sempre atualizados, vamos realizar a migração dessas informações e repassá-las ao Censo”, informou.

Com base nas informações do Censo, serão planejadas e executadas avaliações educacionais, como: Prova Brasil, ANA, Saeb, Pisa e Sadeam.

Educacenso

O Educacenso é um sistema eletrônico de coleta de informações educacionais composto por um aplicativo na web, que permite a coleta, migração e alteração de dados educacionais das escolas em todo o território nacional, e por um banco de dados relacional, que armazena de forma sistemática todas as informações que vêm diretamente das escolas, por meio da internet. Constitui-se no mais completo cadastro de escolas, alunos e docentes do país, pois coleta informações individualizadas em cada cadastro, ampliando as possibilidades de comunicação com outras bases de dados do governo federal, estadual e municipal.

 

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054