11/04/12 | 15:23
Escolas da zona Sul e Centro-Sul participam de seletiva da Municipíadas

Cerca de 400 alunos do ensino fundamental de dezoito escolas municipais localizadas na zona Sul e Centro-Sul de Manaus, participam desde o dia 9 da seletiva da XV Municipíadas 2012 “A escola na construção da cidadania”, no Centro Social Urbano do Parque 10, zona Centro-Sul da cidade. Os jogos vão até o dia 14 deste mês.

Os alunos das unidades educacionais do município disputam a seletiva nas modalidades de futsal, atletismo e handebol masculino e feminino (mirim, infantil e juvenil), queimada infantil feminino, tênis de mesa, judô e xadrez.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão Regional Educacional (DRE) I. Somente as equipes campeãs dos jogos por modalidade se classificam para a fase final das Municipíadas, que será realizada no segundo semestre deste

Segundo a Assessora de Educação Física da DRE I, Ellen Santos, a realização  das disputas, nesta seletiva, é importante no sentido de trabalhar com os alunos sua formação como cidadãos.

“Nossa intenção é tirar os estudantes da ociosidade, fazendo com que eles participem das competições. É claro que eles querem vencer, mas acima de tudo precisam ter o respeito pelo outro e das regras que regem o torneio. Nós temos orientado os professores dentro de sua escola que não existem inimigos e sim adversários, porque a seletiva é na verdade uma grande confraternização de todas as escolas”, comentou.

Definidos

Na manhã desta quarta-feira, foram definidos duas vagas para a fase final da Municipíadas. Na queimada infantil feminino, a EM Paulo Graça, venceu a disputa por 2 sets a 0, com parciais de 4×0 e 7×0 a EM Vicente de Paula, no CSU Parque 10.

“É uma experiência a mais para esses alunos em participar, além de desenvolver a parte esportiva dentro das escolas na educação física e o interesse dos estudantes pela prática desportiva dentro e fora da escola”, finalizou o Professor de Educação Física da escola, Harrison Alves, um dos responsáveis pelas equipes que disputam a seletiva.

Já no futsal infantil masculino, a EM Ana Mota Braga, ficou com a vaga, depois de derrotar por 3 a 2, a EM Anastácio Assunção. De acordo com o Professor de Educação Física, Gilberto Frota, a competição serve para manter o aluno ligado à escola pelo fato das mazelas sociais na zona geográfica em que eles vivem.

“Aqui, (jogos) os alunos estão participando e ao mesmo tempo se educando, porque nós estamos o tempo todo orientando para que eles não se envolvam em confusão e sabiam que o importante é se organizar no campo. O objetivo é mantê-los juntos de nós, seja, na comunidade, na escola, enfim tudo na melhoria do ensino aprendizagem”, relatou.

 As Municipíadas

A Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza a XV Municipíadas, evento que reúne anualmente vários estudantes da rede municipal com o objetivo de promover o desporto educacional, apoiando as práticas esportivas como instrumento pedagógico.

As Municipíadas também contribuem para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável, agrega valores como cooperação e respeito, além de ser um meio de inclusão, diminuindo as diferenças étnicas e culturais, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

Por fim, as XIV Municipíadas são ainda, um momento de confraternização entre alunos, professores, gestores e demais profissionais da educação, que ao longo de quatorze anos vem construindo uma sociedade mais justa, tendo como pilar, a educação através do esporte.