27/04/18 | 14:13
Escolas da zona Oeste realizam o encerramento dos Jogos de Origem Indígena

Com a participação de 84 alunos do 1º e 2º períodos de 14 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 27/4, o encerramento da 8ª edição dos Jogos de Origem Indígena (JOIN). A programação ocorreu na quadra da Escola Municipal Domingos Sávio, bairro Alvorada.

Os jogos foram divididos em categorias para alunos do 1º e 2º períodos, com jogos de Uuba (arremesso ao alvo), corrida da tora, canoagem e arco e flecha. A ação tem o objetivo de utilizar os jogos e brincadeiras de origem indígena, de acordo com a Lei 11.645/2008, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da DDZ Oeste, Ana Claudia Rodrigues, o evento auxilia no trabalho do professor no processo de reconhecimento, respeito e valorização da cultura indígena entre as crianças. “As crianças conseguem se envolver dentro do contexto indígena, vivenciando a cultura indígena, aprendendo a participar, mas não pensando na competição, mas na participação”.

A pedagoga Edimara da Silva Martins, do Cmei Mary Assayag Hannan, no bairro Tarumã, destacou que as 461 crianças da escola participaram das atividades. “Na escola, as professoras trabalharam em sala de aula toda cultura indígena com jogos, hábitos e valores e as crianças descobriram que as brincadeiras que temos hoje são oriundas da cultura indígena”.

O Cmei Jean Piaget, no Santo Antônio contou com participação de 230 crianças do 1º e 2º períodos. A diretora Carla Lima Martins falou sobre a experiência. “Na educação infantil é muito importante essa parte do brincar, porque realmente eles apreendem. Fazemos esse resgate com a pedagogia de aprender brincando”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054