11/08/16 | 17:55
Escolas da Semed recebem atividades do Programa Furnas Educa

Furnas vai a escola. EM. Paula Frasscineti. Fotos Cleomir (4)Pela primeira vez o Programa Furnas Educa visita Manaus para desenvolver atividades de conscientização ambiental em escolas da rede municipal de ensino.  O programa é voltado à criança e adolescentes, entre 5 e 10 anos, que estejam cursando  do  1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Furnas é uma empresa de economia mista, subsidiária da Eletrobrás e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, dedicada a geração e transmissão de energia elétrica.

Nesta quinta feira, 11, o programa visitou a Escola Municipal  Paula Frassinete, localizada no bairro da Glória, zona Oeste de Manaus. Na sexta-feira o programa será realizado na Escola Municipal Cândido Honório, situada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste da cidade e na  unidade Nossa Senhora Paz, no Bairro da Paz, também zona Centro-Oeste.

De acordo com uma das representantes do Furnas Educa em Manaus, Daniele Leal, a ideia do programa social é conscientizar os alunos sobre temas importantes relacionados ao meio ambiente, mais especificamente sobre energia, já que o Furnas é uma empresa de geração e transmissão de energia elétrica e fazer com que eles disseminem o que foi aprendido entre amigos e familiares.

Furnas vai a escola. EM. Paula Frasscineti. Fotos Cleomir (6)Ela ressaltou ainda que a proposta da atividade é repassar conhecimento de forma lúdica, com jogos e brincadeiras. “O programa Funas consiste em uma palestra interativa, na qual é mostrado aos alunos o uso consciente de agua de energia, educação ambiental, prevenção às queimadas e ao combate do mosquito Aedes Aegypti”, disse, acrescentando que a ação do Funas procura se adaptar a realidade social dos alunos.

Na escola Paula Frassinete a atividade reuniu 400 alunos do 1º ao 5º ano. Ao final do momento é entregue certificados de participação aos estudantes. Segundo a gestora da unidade educacional, Joanita Afonso, a atividade lúdica fortalece as atividades desenvolvidas pelos professores  em torno da educação ambiental.

“Foi uma aula muito dinâmica e interativa, com conteúdos leves e muito bem trabalhados. Este momento só vem solidificar e complementar as ações que realizamos”, salientou a gestora.

O aluno do 3º ano, Gustavo Henrique, é prova que o conhecimento oferecido durante a atividade é fácil de ser compreendido. “Hoje aprendi que devemos evitar desperdício, não deixando lâmpadas acesas, e sobre queimadas, aprendi as queimadas são ocasionadas, também, por conta do clima de cada região”.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054