06/08/15 | 15:09
Escolas da rede municipal participam do ‘Dia D’ do Prêmio de Gestão Escolar

Para pensar e planejar a gestão escolar, neste sábado, 8, todas as unidades da rede municipal de educação participam do ‘Dia D’ do Prêmio de Gestão Escolar (PGE) 2015. O evento serve para oportunizar uma autoavaliação sobre a gestão das escolas e para que elas possam elaborar um relatório sobre os planos de ações voltados para a melhoria do desempenho educacional.

“Vamos reunir a comunidade, os pais, alunos e parceiros para fazer uma grande autoavaliação da gestão escolar. Trataremos dos pontos positivos e negativos, que serão colocados em um relatório para, depois, servir de base para a elaboração de um plano de ação. Esse relatório não vai servir apenas para o PGE, mas para melhorar a gestão escolar. Vamos usar o prêmio nacional como motivação e esperamos que seja bastante positivo para a Semed”, destacou Glenda Martins, que é assessora pedagógica da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed.

As escolas ficarão abertas de 8h as 12h e cada unidade constituirá o seu Comitê Gestor do PGE, composto de um presidente, um vice-presidente, quatro coordenadores de eixos, que organizarão o Dia D e participarão, junto com todos os presentes, de ações corretivas que serão contempladas no plano de ação.

Prêmio de Gestão Escolar

O Prêmio Gestão Escolar (PGE), realizado desde 1998, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), estimula a melhoria da gestão das escolas públicas, a fim de garantir educação de qualidade e o direito fundamental de todos os estudantes brasileiros.
O prêmio também visa estimular o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz na escola, tendo como foco o compromisso com o ensino, a aprendizagem e os resultados das avaliações externas. O PGE apoia o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação da gestão escolar e incentiva o processo de melhoria contínua da gestão.

Além disso, o prêmio divulga e dissemina boas práticas de gestão organizacional nas escolas e valoriza as escolas públicas que alcancem destaque pela competência de sua gestão, iniciativas e experiências bem-sucedidas.

TEXTO: João Pedro Figueiredo

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054