06/11/14 | 17:06
Escolas da rede municipal participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas

Os projetos e recursos tecnológicos desenvolvidos por alunos e professores da rede municipal de ensino estão fazendo parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas. O evento iniciou nesta quinta-feira, 6, no Clube do Trabalhador (Sesi), na  zona Leste, e segue até sexta-feira, 7.

A Semed participa do evento com seis stands, 26 projetos, e um total de 103 alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O encontro é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e conta com a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, além de secretarias estaduais e municipais, em especial de Ciência e Tecnologia (C&T) e Educação.

“Estamos mostrando para toda a sociedade o que os alunos desenvolvem nas escolas, com apoio de toda a coordenação pedagógica”, explicou a coordenadora do Programa Ciência na Escola (PCE) da Semed e da comissão da Semana Nacional, Socorro Freitas Gonçalves.

A Escola Municipal Moacir Elias de Araújo, do bairro Val Paraíso, zona Leste, fez a exposição do projeto da Lego “Natureza transformadora”, desenvolvido com 55 alunos e há dois anos na unidade.

“Esse projeto mostra que o homem veio com suas máquinas devastando a floresta e transformando tudo em cidade. Apesar dessa transformação do homem pelo seu mecanismo, houve benefícios, mas também prejuízos”, explicou a professora Lucilene Sá Menezes.

Com o projeto “Brinquedo sustentável”, a Escola Municipal Irmã Dulce, localizada na comunidade São Sebastião, bairro Petrópolis, zona Sul, movimenta cerca de 400 alunos do 1º ao 5º ano.

“A partir dos brinquedos, as crianças trabalham de forma interdisciplinar o conceito de meio ambiente e como lidar com resíduos que iriam para lixo. Essa é uma função lúdica e pedagógica”, informou a professora Glaucia Florêncio.

Um dos expositores do projeto “Brinquedo sustentável”, o aluno do 5º ano, Fabrício Cauan de Lima, 11, ficou feliz de mostrar as outras pessoas o resultado da pesquisa dele e dos colegas. Segundo ele, o aprendizado sobre o meio ambiente será levado para o resto da vida.

“Nós observamos que o nosso bairro, o São Sebastião, tem muito lixo. Nós tivemos muitas ideias de brinquedos, como a torre numérica, o boliche silábico e numérico. Todos são feitos de garrafas pet e vieram por meio de uma ação social.”, comentou.

Nos dois dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas, a expectativa é que cerca de 350 alunos da rede municipal de ensino visitem o evento. Além disso, três escolas da rede vão participar com apresentações culturais aos visitantes.

No mesmo período da Semana Nacional no Sesi, quatro unidades de ensino da rede, com projetos desenvolvidos do Programa Ciência na Escola (PCE), estão participando da Feira de Ciências da Amazônia.

TEXTO: Paulo Rogério Veiga

FOTO: Lton Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054