07/05/18 | 16:03
Escolas da DDZ Norte iniciam seletiva para 21ª edição das Municipíadas

Teve início, nesta segunda-feira, 7/5, as seletivas para disputa da 21ª edição das Municipíadas para as escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte. A abertura aconteceu na quadra da Escola Municipal Sabá Raposo, bairro Manoa. Nesta seletiva, 16 unidades de ensino estarão participando, envolvendo cerca de 590 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Os jogos serão realizados nas modalidades de futsal, handebol, futebol de campo, voleibol e vôlei de praia, masculino e feminino e nas categorias mirim, infantil e juvenil. Ao final da programação, classificam-se os campeões por modalidades e categorias disputar as Municipíadas.

De acordo com o assessor de Educação Física da DDZ Norte, Nildemar Alves de Oliveira, as disputas tem muito mais do que o caráter competitivo, mas educacional e ajuda no processo de ensino aprendizagem dos alunos como um todo.

“Nós fazemos o esporte educacional e promovemos interação e socialização. Os alunos começam a frequentar outros ambientes, saindo da rotina da escola, representando um crescimento social, desenvolvendo dessa forma a maturidade”, comentou.

Participando pela primeira vez da seletiva, a aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Alice Isabelle Belém da Costa, 11, da Escola Municipal Raimunda Almeida Lúcio, no Rio Piorini, estava bastante animada.

“O esporte para mim representa muita coisa. No futsal eu aprendi a ser mais companheira, antes era muito estressada, agora sou mais calma. Meu professor ajuda muito os alunos, orienta para ter paciência, além de ser muito legal. Representar a escola nos jogos, é tudo de bom”, disse.

A Escola Municipal Sérgio Augusto Pará, no bairro Novo Israel, vai participando da seletiva com 29 alunos, do 4º e 5º ano nas modalidades de futsal e vôlei. Para o professor de Educação Física, Marcelo Souza de Oliveira, falou sobre a iniciativa.

“O esporte é muito importante até mesmo pela interdisciplinaridade. O aluno não aprende somente em sala de aula, mas também por meio do esporte. Ele pode conciliar as disciplinas com a Educação Física. Isso ajuda em sala de aula a fluir o conhecimento do aluno”, explicou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054