10/06/16 | 17:20
Escolas da DDZ Centro Sul realizam exposições e jogos sobre trânsito

_MG_3097Dezessete unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro Sul, da  Secretaria Municipal de Educação (Semed),  apresentaram, na tarde desta sexta feira, 10, uma exposição de jogos educativos sobre o trânsito. O evento aconteceu na Escola Municipal Raimundo Botinely, localizada no bairro Riacho Doce, zona Norte, reunindo mais de 70 alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, além de professores, gestores e pedagogos.

A atividade faz parte do ciclo de mostras internas, que estão acontecendo desde o mês de maio, em toda a rede municipal de ensino e integra o projeto ‘Transversalizando o Trânsito”, fruto de uma parceria entre a  Semed e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

_MG_3082De acordo com a coordenadora e assessora pedagógica da DDZ  Centro Sul , Solange Oliveira,  a atividade tem o objetivo de mostrar o trabalho que as unidades de ensino fazem em torno do trânsito e apresentar a temática de forma lúdica e pedagógica, uma prática comum da divisão. E a novidade deste ano, segundo ela, é a participação das unidades que trabalham com alunos do ensino fundamental.

“A ideia é plantar uma sementinha de conhecimento e oportunizar o conhecimento sobre o trânsito de uma maneira diferente, divertida e lúdica. E ficamos muito felizes com a participação e com o envolvimento das escolas do 1º ao 9º ano, que passaram a participar a partir deste ano”, comemorou.

Projetos

_MG_3121Trilhas de trânsito, jogos de memória, associação sobre o tema foram os principais jogos apresentados durante a exposição, que foram confeccionados pelos alunos, com a orientação de seus professores, além da utilização de materiais reciclados como papelão, garrafa PET, caixa de leite, entre outros.

Umas das unidades que fez parte do evento  foi a Escola Municipal Antônia Alexandrina. A escola levou o jogo “Os 2D’S dom amor da vida”, que na prática tinha o objetivo de trabalhar a importância da direção defensiva com os alunos e fazer uma simulação dos testes de legislação e direção veicular, necessários para tirar a 1ª habitação.

Laura Fonseca, aluna do 3º ano da unidade, salientou o que aprendeu com o jogo. “Eu aprendi que a gente deve ficar bastante atento no trânsito, para não causar acidente”, alertou.

Outra unidade que participou foi a Creche Eliana Freitas, levando quatro alunos da educação infantil e um jogo que tinha o objetivo de trabalhar a coordenação motora, fixação das cores do semáforo, bem como regras de como saber esperar para fazer a travessia, por meio uma sinaleira com todas as cores._MG_3107

“Eu acho que este trabalho pedagógico, com esta estratégia de unir brincadeira com o conhecimento, particularmente, para educação infantil ajuda as crianças a assimilar o assunto mais fácil. Da mesma forma, tornar estas crianças agentes multiplicadores de transformação”, salientou a pedagoga da unidade, Keila Mota.

Ao ver todos os jogos, a chefa da Divisão de Educação para o Trânsito do Manaustrans, Maria Rita, comentou que há uma expectativa positiva para o grande evento que irá acontecer no mês de setembro sobre o tema, onde reunirá todas as DDZ’s e unidades que vêm participando das mostras internas.

“As Divisões e seus respectivos alunos estão muitos participativos e seguros quanto a temática e a proposta das mostras internas. Estamos muito ansiosos para a grande mostra que será em setembro, que reunirá todos trabalhos que estão sendo  apresentados nas escolas do município”, enfatizou.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054