04/02/16 | 12:13
Escolas Raimundo Almeida e Herbert José analisam resultados e projetam metas em jornada pedagógica

Jornada Pedagogica - Fotos Rodemarques abreu (16)Análise dos resultados do ano letivo de 2015 e metas para 2016 foram discutidas nesta quinta-feira, 4, nas escolas municipais Professor Raimundo Almeida Lúcio e Sociólogo Hebert José de Souza durante a jornada pedagógica, que acontece em todas as unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) até esta sexta-feira, 5.

Na escola municipal Professor Raimundo Almeida Lúcio, localizada na comunidade Rio Piorini, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, que vai para o terceiro ano de funcionamento, os dados foram apresentados pela assessora da Gide, Alda Andreia Silva, que mostrou a melhora no índice de aprovação, mas destacou que a escola precisa trabalhar mais no índice de abandono escolar.

Jornada Pedagogica - Fotos Rodemarques abreu (7)“Apresentamos dados que a escola obteve de aprovação, reprovação e abandono escolar,  ou seja, o trabalho que fazemos na parte de gestão. A Gide veio para somar com o trabalho da escola e fazer com que ela caminhe para melhorar seus dados”, afirmou. “Temos pontos a melhorar, como o índice de abandono escolar, mas temos muito pontos positivos. A escola apresenta um número de apresentação muito bom e está com uma gestão nova que pretende melhorar ainda mais e fazer o trabalho fluir em 2016”, destacou Alda.

A escola atende 1.300 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e mostrou índice de aprovação de 99% dos alunos do 2º ano, 85% de 3º ano, 79% de alunos do 4º ano e 83% de aprovação de alunos do 5º ano. Já no Ensino Fundamental II, a aprovação de alunos do 6º ano foi de 92%, do 7º ano de 87%, do 8º ano de 82% e do 9º ano de 84%.

Jornada Pedagogica - Fotos Rodemarques abreu (9)Segundo a gestora, Elissandra de Andrade Silva, a meta é botar a escola entre as melhores do município. “Temos que melhorar o nosso empenho, a qualidade de ensino e atingir nossa meta em 2016, que é estar dentre as cinco melhores escolas do município”, destacou.

Com ganho de 5% no índice de aprovação, em 2015, em relação ao ano de 2014, os professores da escola municipal Sociólogo Hebert José de Souza, localizado não bairro Amazonino Mendes, zona Norte, também analisaram os dados e debateram o que pode ser melhorado.

“Estamos montando um plano de ação para esse ano. Tivemos uma melhora bem grande e nossos índices positivos aumentaram bastante, tivemos um progresso e esperamos melhorar cada vez mais. Nosso rendimento de alunos aprovados aumentou de 90% para 95%”, informou a gestora Aderlane Maciel.

A assessora da Gide, Ângela Sampaio, destacou o trabalho em equipe de todos os funcionários da escola para o êxito nos itens analisados. “Como número de alunos aprovados, lotação de quadro de professor, frequência de pais, de alunos, aulas atrativas, muitas variáveis são avaliadas. Apesar de algumas dificuldades, tivemos um acréscimos de 5%, que é positivo demais. A escola tem uma equipe excelente, comprometida e isso influi bastante no resultado final. Ainda estamos esperando o resultado da Prova Brasil para que possamos traçar metas para avaliações externas”, informou.

A escola atende 670 alunos do 1º ao 5º ano e já mostrou avanço nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), quando saltou de 3,9, em 2011, para a  média de 4,7, em 2013. A meta da escola para o resultado de 2015, que deverá ser divulgado ainda esse ano, é que atinja a meta de 5,7.

  

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054