21/08/13 | 14:37
Escola Sérgio Pessoa realiza primeira feira de ciências

Inovação, sustentabilidade e fomento à pesquisa foram os pontos chaves da I Feira de Ciências Naturais, Tecnologia e Meio Ambiente realizada na tarde de ontem, 20, na Escola Municipal Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada no bairro Presidente Vargas/Matinha, zona Centro-Sul da cidade.

A feira contou com a participação de 286 alunos da educação infantil e do ensino fundamental do 1º ao 5º ano. além dos docentes da unidade educacional. O evento cientifico trabalhou com três  eixos temáticos, que são: Tecnologia, Meio Ambiente e Ciências Naturais.

Os temas específicos trabalhados nas salas foram: Horta Escolar: Ser humano e saúde alimentar; Do Fogo ao Computador; Corpo Humano, a Máquina e Tecnologia e Sociedade. A atividade foi realizada através de apresentações culturais, lúdicas, do uso do Datashow, cartazes e demais recursos tecnológicos.

Além dos projetos apresentados em sala de aula aconteceu, no turno vespertino, palestras no auditório da unidade voltadas à Conferência Municipal do Meio Ambiente. Os palestrantes convidados foram os professores Zilmar Moreira e Getúlio Coutinho. Além deles, a gestora da escola que é mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, formada pela Universidade Federal do Amazonas discutiu a temática “Resíduos Sólidos e o Planeta Terra”.

A gestora da unidade, Mariluce Diniz Nunes, explicou qual foi objetivo da ação. “A proposta do evento foi informar as crianças sobre a questão ambiental e, consequentemente, a importância do meio ambiente na vida deles e o seu funcionamento”, declarou Mariluce.

João Gabriel, 8 anos, do 2º ano do ensino fundamental comenta o que aprendeu com a atividade. “Adorei a feira. Nela aprendi o nome de alguns órgãos do corpo humano, como o fígado e o coração. Além disso, aprendi como devo escovar meus dentes corretamente. Espero que aconteçam outras iguais.”

Das 71 unidades que pertencem à zona sul e centro sul da cidade, na rede municipal de ensino, 46 estarão promovendo feiras de ciências no decorrer do mês de agosto. Além de promover um espaço de conhecimento cientifico e de pesquisa, a atividade tem o intuito de escolher três escolas que possam representar a DDZ I em evento que acontecerá na Semed, em outubro deste ano.

Quem explica isso é assessora de ciências, Roseane Pinheiro. “Nesta primeira fase, está sendo feita uma triagem e apresentações nas 46 escolas que estão realizando feiras de ciências na DDZ I. Após esta fase, vamos escolher três projetos de cada segmento, ou seja, três escolas da educação infantil, do ensino fundamental do 1º ao 5º e do 6º ao 9º para se apresentarem no dia 19 de setembro no CSU do Parque. Depois, escolheremos uma de cada segmento para representar a DDZ I em evento macro evolvendo discursões voltadas para Ciências Naturais, Tecnologia e Meio Ambiente no dia 18 de outubro na Semed.”