25/08/16 | 8:57
Escola Sérgio Pessoa Figueiredo apresenta a gastronomia amazonense em Feira de Ciências

Com o tema ‘ Cultura Gastronômica Amazônica’, a Escola Municipal Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada no bairro Presidente Vargas, zona Centro Sul, realizou na tarde desta quarta feira, 24,  a 2ª edição da sua Feira de Ciências, reunindo 280 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil.

Na oportunidade, foram apresentadas frutas regionais produzidas em municípios do Estado, os benefícios de alimentos como açaí, tucumã e guaraná podem trazer a saúde, além de exposições de plantas medicinais típicas e outras particularidades da gastronomia do Amazonas.

De acordo com a gestora da unidade, Regeane Chaves, o objetivo da feira de 2016 foi mostrar os benefícios que as frutas podem trazer a saúde e a variedade da gastronomia amazonense, de uma forma descontraída e diferenciada.

“Neste ano procuramos mostrar de uma forma bem lúdica, a importância de ter uma boa alimentação. Procuramos fazer um trabalho pedagógico e ao mesmo tempo de orientação alimentar, apresentando alimentos que são acessíveis e que são produzidos aqui”, explicou.

Para Sófia Souza, estudante do 4º ano  do ensino fundamental,   a forma que a escola utilizou para apresentar a gastronomia amazonense foi bem aceita pelos alunos. “Esse jeito de ensinar é bem legal, porque é divertido,  aprendemos mais rápido e absorvemos mais assuntos” destacou.

Para a contadora Ana Cássia,  que participou de todo evento, o tema discutido durante a  Feira de Ciências é importante para as crianças passarem a conhecer os alimentos que fazem bem à saúde.

“Não é fácil por na cabeça das crianças que uma alimentação saudável reflete, consequentemente, em saúde e bem-estar, e o que estou percebendo aqui e que as crianças estão entendendo  bem a importância de alimentos e frutas para nosso organismo. A escola está de parabéns pela iniciativa”, parabenizou.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos