26/11/12 | 16:12
Escola Serafina Cinque promove I Mostra de Programas e Projetos

Para socializar as atividades desenvolvidas dentro dos projetos e programas no decorrer do ano de 2012, a Escola Municipal Irmã Serafina Cinque localizada na Com. São Francisco, Tarumã, Zona Rodoviária de Manaus, promoveu no dia 23 de novembro, a I Mostra de Programas e Projetos.

A Mostra apresentou a temática “Diferentes saberes construindo um único olhar: a educação” e reuniu  331 alunos do 2º período, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e o PAA dos turnos matutino e vespertino.

A programação contou com o Desfile das Bandeiras, Hino Nacional  (Coral—Mais Educação), Apresentação e Justificativa da Mostra de Projetos e  Programas, Coreografia do Projeto Vivenciando Valores, Dança Coreografada ( Grupo Mais Educação),  Desfile dos alunos, palavra da  gestora e visita aos estandes.

De acordo com a gestora, Iolene Xavier, a escola trouxe a proposta de promover um espaço de socialização dos trabalhos escolares dos alunos e professores desenvolvidos no decorrer do ano de 2012, junto à comunidade.

“ Tal momento caracteriza-se pedagogicamente por práticas de ensino e de aprendizagem dos alunos, pois, entende-se que estes são sujeitos promotores de saber e atores fundamentais para todo o contexto escolar. Este trabalho pedagógico se constitui na proposta curricular da Secretaria Municipal de Educação através de  programas e projetos que vem sendo trabalhados de forma interdisciplinar, oportunizando uma educação integral aos alunos e promovendo a melhoria qualitativa do rendimento escolar. Desta forma pais, responsáveis, parcerias, assessores pedagógicos… enfim todos podem ter acesso e constatar todas as atividades desenvolvidas, seria uma prestação de contas pedagogicamente falando”, explicou.

Para a professora Suany Freitas, trabalhar na escola projetos que possibilite nos alunos o desenvolvimento do raciocínio lógico, linguístico e social favorece nas crianças e familiares um crescimento cultural de hábitos saudáveis contribuindo assim no processo ensino-aprendizagem.

“A construção desses projetos contribui ainda na convivência em sala de aula, criando  respeito mútuo e resgatando valores sociais, fatores que favorecem ao aprendizado através de um trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento. Além de diminuir o abandono e as faltas diárias dos alunos, pois a escola se torna um ambiente agradável aos olhos deles”, ressaltou.

O aluno do 3º ano A, Gabriel Mendes de Oliveira, 8, que participou do Projeto “Educação para o Trânsito” gostou das atividades e estava muito feliz de participar das atividades.

Aprendi com as atividades o respeito no trânsito, pois dessa forma, as pessoas podem diminuir os acidentes e ainda a importância de cuidarmos do lixo em nossa cidade. Conheci também novos lugares com as excursões como o Jardim Botânico, Bienal do livro e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Projeto Perigo Aviário)”, comentou o aluno.

PROGRAMAS  E PROJETOS 2012

1. Programa Viajando na Leitura ( Apresentação da Fada Serafina, contando histórias infantis)

2. Projeto Gêneros Literários (Fada Serafina)

3. Projeto Vivenciando Valores (Fada Serafina e apresentação de coreografia)

4. Matemática Viva (Exposição de jogos)

5. Agenda Ambiental Escolar (Exposição das atividades desenvolvidas dentro da Agenda Ambiental Escolar).

6. Projeto Vamos Manter Nosso Ambiente Limpo. (Exposição)

7. Alfabetizando na Hora Certa (O letramento em Minha Sala de Aula).

8. Diversidade ( Homenagem ao Dia da Consciência Negra) (Exposição e coreografia)

9. Projeto LEGO (Exposição)

10. Projeto  Trânsito Seguro. Caminho para a Vida (Dramatização e Exposição)

11. Projeto Teatro Educação (Exposição fotográfica, do figurino e objetos utilizados)

12. Educação Física: Municipíadas, JOIN e JEDEM. (Exposição dos troféus e medalhas conquistadas)

13. Excursões escolares. (Exposição fotográfica)

14. Programa Mais Educação (Exposição de materiais e fotografias, danças, coral)

15. PAA (Exposição das atividades desenvolvidas)

16. Telecentro (Exposição das atividades desenvolvidas)