05/04/13 | 19:44
Escola Santo André homenageia escritora Ana Peixoto

O momento contou a participação de professores, da gestora e de representantes da DRE VII. O evento começou às 9h e encerrou às 16h

Nesta sexta-feira, 5, a Escola Municipal Santo André, localizada na comunidade Tarumã Açu, no Rio negro, zona ribeirinha de Manaus, dedicou o dia letivo para homenagear a escritora e poetisa amazonense, Ana Peixoto. O evento foi realizado em concordância com a Semana da Literatura Amazonense, proposta pela Semed desde 2006.

Participaram da atividade 71 alunos, representantes da Divisão Regional de Educação – DRE VII, professores e servidores da Unidade Educacional. O evento começou às 9h e se estendeu até às 16h, na área externa da escola. Os escritores Tenório Teles, Elson  Farias, José Maria  e Thiago de Melo foram lembrados por meio de dramatizações, leitura de poesias e relatos de suas biografias.

“O trabalho desenvolvido pela Semed, e por nós, em torno da literatura amazonense, é importante para formar novos leitores e, sobretudo, alunos críticos e conhecedores da cultura amazonense”, ressaltou a gestora Paula Beltrão.

Na oportunidade, foi reinaugurado o bosque da amizade, que é um espaço destinado à socialização de toda comunidade escolar que, inclusive, foi dado o nome da homenageada. Neste mesmo instante, dois alunos entregaram um chapéu confeccionado com papelão e um utensilio chamado peso para porta, sendo ambos confeccionados com produtos recicláveis.

A escritora, lisonjeada com o momento proposto pela escola, disse que “ o dia de hoje foi uma oportunidade para alunos conhecerem o trabalho que eu e outros escritores desenvolveram ao longo de suas trajetórias”, frisou Ana.

Ainda, segundo a escritora, a ação realizada incentivou os alunos ao interesse pela leitura. “O interessante de momentos como este, é que introduzimos os alunos às histórias contadas e, com isso, incentivamos os mesmos a gostarem de ler e conhecer sobre os escritores amazonenses”, concluiu.

Gabriel dos Santos, 17 anos, do 7º ano que leu o livro ‘Procurando a Noite Verdadeira’, de Elson Farias, ficou entusiasmado com a visita da homenageada. “É a primeira vez que vejo Ana Peixoto. Adoro as obras dela. Fico feliz ter tido este privilégio. Jamais vou esquecer-me desse dia”, comentou o aluno.

Ao final do evento a homenageada fez uma dramatização com as histórias – ‘O sapo e a coruja vigilantes da floresta’ e ‘A onça e o macaco’, com a ajuda das assessoras pedagógicas da DRE VII, Mauricélia Sena e Rosa Denise.