20/08/15 | 8:20
Escola Rosa Sverner realiza Feira de Ciências e Tecnologia com tema “Energias Renováveis”

Feira de Ciências. EM. Rosa Sverner.Fotos Cleomir (1)Mais de mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos projetos Se Liga e Acelera do Instituto Ayrton Sena da Escola Municipal Rosa Sverner, localizada no bairro Jorge Teixeira, I Etapa, zona Leste, participam da 3ª Feira de Ciências e Tecnologia, com tema “Energias Renováveis”.

A abertura do evento aconteceu, na manhã desta quarta-feira, 19, e se encerra nesta quinta-feira, 20. A feira é baseada nos projetos da “Educação ambiental e as fontes renováveis de energia”, com os alunos do 1º ao 5º ano e “Ciência show”, com a participação dos estudantes do 6º ao 9º ano das disciplinas de geografia e ciências.

Os alunos apresentaram os resultados de seus trabalhos e atividades realizados em sala de aula com pesquisas e até em casa, nas temáticas de Energia Solar, Eólica, Solar, Petróleo, Hidroelétrica e Gás natural nas salas temáticas.

Feira de Ciências. EM. Rosa Sverner.Fotos Cleomir (12)De acordo com o diretor da escola, Paulo Andrade, os alunos do 1º ao 5º ano estão trabalhando a ciência e tecnologia de forma lúdica ao meio ambiente, em que as crianças do 1º, 2º e 3º ano fazem a visitação nas salas. Ele disse ainda, que o trabalho feito pelos alunos do 6º ao 9º ano abordam o descarte, produção e destino do lixo. Para o educador, é fundamental esse aprendizado, pois vai gerar a produção de um relatório sobre a feira.

“Esse relatório será direcionado ao aluno pelo professor. O educador do 1º ao 5º ano já tem algo pré-estabelecido, na qual o aluno fará suas observações e suas diferenças do que foi visto e feito em experiências. Já os alunos do 6º ao 9º ano, vão elaborar de forma mais acadêmica a produção de texto, onde o alunado desenvolve o processo crítico da aprendizagem”, explicou.

Feira de Ciências. EM. Rosa Sverner.Fotos Cleomir (19)O aluno do 4º ano matutino João Vitor Pereira, 10, disse que durante um mês se empenhou na escola e em casa para saber tudo sobre a temática do petróleo. Segundo ele, que foi um dos apresentadores do tema aos colegas dos anos iniciais, o fato de aprender o tema foi ótimo, mas principalmente a realização da feira.

“A feira foi muito importante pra mim, porque tive a chance de aprender coisas novas e que nem sabia. Eu gostei muito. Todos nós devemos saber sobre esse tema. Temos que estudar muito para ter um futuro melhor. O que aprendi na feira, com certeza, não vou mais esquecer”, afirmou.

Feira de Ciências. EM. Rosa Sverner.Fotos Cleomir (6)Mostrando um domínio sobre o tema “Energia solar”, a aluna do 5º ano, Alice de Souza Moraes, 10, ficou satisfeita com seu desempenho na feira. Ela disse que está valendo muito participar pelas inúmeras informações dos mais variados assuntos pesquisados por ela e seus colegas.

“O trabalho foi legal, muito bom mesmo. Pesquisamos na sala do Telecentro da escola e na minha casa. Quando ia para o programa Mais Educação, sempre depois das aulas, ficava com o professor para pesquisar. Tenho certeza que os professores ficaram orgulhosos da gente e também fiquei de mim mesma pela dedicação e empenho de fazer o melhor na feira”, desabafou.

Na sexta-feira, 21, serão apresentados pelos alunos os resultados dos relatórios, de acordo com a observação e experiência nos dois dias de feira. Além disso, todas as turmas estão tendo a chance de participar da feira, que vai valer como um das notas do 3º bimestre do ano letivo.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054