18/07/17 | 17:20
Escola ribeirinha implanta horta que beneficiará alunos e comunidade

Aproximadamente 200 alunos, foram mobilizados para a inauguração da horta escolar da Escola Municipal São José I, localizada na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, Tarumãzinho, Rio Negro. Além dos estudantes, a implantação da horta da unidade contou com o apoio de 30 comunitários e mais de 40 profissionais entre educadores da escola e servidores da saúde, que atuam na comunidade.

A horta da escola conta com plantas que vão desde as mais tradicionais servidas na merenda escolar como: couve, cheiro verde, alface, tomate, maxixe, quiabo e cebolinha até as medicinais como: mucuracaá, babosa, capim santo, pobre velho, corâma e sara-tudo. “A ideia é que possamos utilizar o produto que plantamos na própria alimentação dos alunos e no cuidado com a à saúde da comunidade como um todo” comentou o professor Paulo Gravata.

A ideia inicial de também inserir plantas medicinais na horta escolar partiu dos pais dos alunos, a fim de que os estudantes possam aprender, e assim adquirir experiências que possam ser repassadas para os futuros filhos. Outro ponto é que os alunos possam produzir na escola e levar o aprendizado para casa, onde poderão também fazer asd próprias plantações.

“As crianças cultivando as plantas saberão de onde vêm os legumes e com isso haverá uma melhor aceitação por parte deles, visto que na comunidade muitos não têm o hábito de plantar, ou cultivar uma horta. Com isso, cria-se um interesse maior por de toda comunidade escolar”. Explicou a diretora Maria do Céu.

A horta da escola não servirá apenas para os estudantes, mas também para os moradores da área, como a população indígena da comunidade, que possue o costume de utilizar plantas medicinais na fabricação de remédios caseiros para a cura de algumas doenças.

Texto: Luiz Eduardo Cruz

Fotos: Divulgação/ Escola

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054