07/06/13 | 14:20
Escola referência em sustentabilidade faz passeata no São José

Aproximadamente 800 pessoas entre alunos, professores e pais, participaram da terceira passeata da Semana do Meio Ambiente da Escola Municipal Boa Esperança, bairro São José, zona Leste, na manhã desta sexta-feira, 07.

A escola é referência internacional em questões sustentáveis por ter idealizado e desenvolvido o projeto “Forros Ecológicos”, da professora Jemima Silva de Paula. O trabalho feito com caixas de leite e de suco foi destaque em Roma, Cidade do Vaticano e na Tunísia.

A temática abordada pela escola, este ano, para a campanha de conscientização sobre o meio ambiente foi “Prevenção da Exploração Sexual Infantil e Combate ao Racismo, Lixo e Poluição”, com o objetivo de alertar a comunidade para os perigos que envolvem os alunos em relação aos males provocados ao meio ambiente.

“Nós trabalhamos com a formação integral do aluno e temos como dever alertá-los”, afirmou Marivaldo Jesus, pedagogo da escola. Para a realização da passeata, a escola Boa Esperança contou com a parceria da igreja da comunidade, conselho tutelar, batedores da polícia militar, associação de moradores e o conselho da escola.

“Espero que com a passeata, as pessoas possam reciclar mais e ajudar o nosso projeto, porque os forros ecológicos são muito bons para o meio ambiente, em questão do baixo consumo de energia e também a melhoria da temperatura”, disse a aluna Camile Renata, 10 anos.

Sobre o Projeto Forro Ecológico

O projeto é destaque nacional e internacional como ação eficaz de preservação do meio ambiente através da reciclagem. A partir de embalagens de caixas de leite e sucos são feitos forros para as residências dos moradores da comunidade adjacente à escola Boa Esperança. A meta para 2013 é a formação de alunos- assessores que realizarão visitas às casas dos moradores como multiplicadores das ações do projeto.