27/09/19 | 16:07
Escola Rainha dos Apóstolos realiza mostra sobre migração e globalização

A Escola Rainha dos Apóstolos, localizada no km 23 da BR 174, realizou nesta sexta-feira, 27/9, a mostra ‘Migração: influência, mobilidade e consequências do mundo globalizado’. Participaram da ação turmas de diversos anos da unidade, que trabalhou com o tema de forma interdisciplinar, para aprofundar os conhecimentos dos estudantes sobre um assunto que tem sido cada vez mais influente.

Na mostra, os estudantes falaram sobre diversos aspectos da migração, como a origem dos povos que migram, as influências culturais que eles carregam, a questão da fauna e flora, e como são influenciadas com as mudanças da migração e a chegada da matemática, entre outros temas.

“É um projeto temático que trabalhou este ano a imigração. Só que quando falamos desse tema pensamos que só tem a ver com as pessoas, mas mostramos para todos sobre muitas coisas que vieram e chegaram com esse produto. Aqui estamos apresentando a história da matemática, das pessoas, das plantas e dos animais”, explicou a gestora da unidade, Darlete Sansereth.

Para aumentar a receptividade das turmas, a professora de geografia Sandra Polari, idealizadora do projeto, trabalhou de forma conjunta com eles e de uma forma que eles pudessem visualizar o trabalho que estava sendo realizado.

“Esse trabalho foi bem aceito por eles porque vivemos um momento de intensa migração no mundo, como podemos ver na Europa e até aqui mesmo em Manaus. Trabalhamos juntos, pesquisamos, montamos maquetes. Quando o aluno consegue visualizar, através da maquete por exemplo, eu acredito que ele tenha uma receptividade muito grande em relação ao tema abordado”, completou.

E além de aprender, os estudantes também querem repassar o conhecimento adquirido, como é o caso de Camili Morais, do 8º ano. “Eu pretendo passar para frente todo conhecimento que consegui me esforçando para explicar bem e tirar qualquer dúvida que as pessoas possam ter”, ele fala.

Para a assessora pedagógica Luziene do Vale, a mostra foi um sucesso porque mesmo com alguns percalços, os alunos se dedicaram e conseguiram explicar muito bem o tema. “A feira nos surpreendeu porque a gente viu o entusiasmo dos alunos com esse trabalho. Esse tipo de trabalho leva os estudantes a serem mais dedicados, e estão apresentando muito bem”, finalizou.

 

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054