15/12/15 | 9:17
Escola promove Cantata Natalina para sensibilizar pais e comunitários

1 CANTATA NATAL.EM. São José. Fotos Cleomir (12)Com o tema “Jesus o príncipe da paz”, a Escola Municipal São José, localizada no bairro Compensa II, zona Oeste, realizou, na noite desta segunda-feira, 14, a primeira edição de sua Cantata Natalina. O evento envolveu 90 alunos da Educação Infantil e do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental, além de pais, moradores, responsáveis e docentes da unidade de ensino.

O evento foi realizado aos moldes da cantata de natal, realizada desde 2002 na Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, ao ar livre. Atividade trouxe a tona o difícil momento de países do oriente médio e europeu que passam por guerras e ataques terroristas, como a Síria que foi tomada pelo Estado Islâmico, a França que recentemente sofreu um ataque terrorista e Israel que é foco do Estado Islâmico.

De acordo com a gestora da unidade, Neila Lobo, a proposta da cantata, tendo em vista estes incidentes, foi trazer um momento de reflexão, passar uma mensagem de paz, bem como enfatizar o verdadeiro sentido do natal.

1 CANTATA NATAL.EM. São José. Fotos Cleomir (14)“Devido aos diversos incidentes de ataques terroristas em países como, Síria, França e Israel e considerando que estamos comemorado o nascimento de Jesus, decidimos fazer este evento para trazer um instante de reflexão sobre estes incidentes e sobre o verdadeiro sentido de natal, trazendo a paz como tema central”, explicou.

A gestora ainda salientou que a cantata nasceu de um projeto “Construindo Amigos”, que foi executado em sala de aula com o auxílio de missionárias. “Nele, desenvolvemos a questão da paz a partir da disseminação de valores familiares, éticos, morais, além de se trabalhar a verdadeira amizade e da pessoa em quanto cidadão”, enfatizou.

O evento foi realizado na sacada e na parte externa da escola. Os pais assistiram a apresentação de cinco canções. Ao todo, mais de 200 pessoas prestigiaram a cantata, que levou cerca de 40 minutos de duração e tomou as calçadas da frente da escola.

1 CANTATA NATAL.EM. São José. Fotos Cleomir (28)A mãe da aluna Haiat Mota, do 5º ano, Rejane Mota, que também é professora da escola, comentou que o evento ajudou a fomentar a integração entre a comunidade. “É uma iniciativa muito boa, porque favorece a integração entre a escola, pais e responsáveis. Isso é bom porque contribuiu na relação entre eles e na vida escolar de todos os alunos”, destacou a educadora.

Outra mãe que prestigiou a cantata foi a dona de casa Renata Mota, mãe da aluna Fernanda Pimentel, do 4º ano. Ela mencionou que ficou encantada com a atividade. “Eu achei o evento muito bem preparado, feito com muito carinho e dedicação. Fiquei encantada com tudo”, disse.

Já a mãe da aluna Leane Gomes, a dona de casa Zeneide Gomes destacou o evento como perfeito e disse ainda que adorou a mensagem de paz repassada na cantata. “Simplesmente perfeito e grandioso. O que mais achei interessante foi a forma que a escola passou a mensagem de paz e a parabenizo por isso”, declarou.

O evento também teve o objetivo de sensibilizar a comunidade para a situação dramática dos moradores da cidade de Mariana (MG), devido ao rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, ocasionando mortes e desaparecimentos de pessoas que residiam na localidade.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054