30/09/15 | 14:28
Escola Nina Lins realiza lançamento da obra “Poemas em Vários Estilos”

DL - 30-09-15 - Poemas em Vários Estilos (1)Doze alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nina de Araújo Costa Lins comprovaram que não há idade certa para se tornar escritor, com a produção de um livro que contém 12 poesias. O lançamento oficial da obra intitulada “Poemas em Vários Estilos” aconteceu na tarde desta terça-feira, 29, no auditório da unidade de ensino, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte.

O livro é resultado das ações do programa de reforço escolar “Fórmula da Vitória”, desenvolvido desde o começo deste ano nas escolas da rede municipal de ensino, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Ayrton Senna (IAS).

DL - 30-09-15 - Poemas em Vários Estilos (6)“O material foi produzido por alunos que tinham dificuldades na aprendizagem. A partir da construção do livro e todo o trabalho pedagógico feito durante a confecção deste material, os alunos conseguiram desenvolver a oralidade e a escrita”, explicou a assessora do IAS na Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, Nádia Santana.

O livro contém poesias do tipo acróstico, paródias, quadrinhas e tradicionais com rimas e sem rimas. A obra foi produzida aos poucos em sala de aula, utilizando material didático do projeto Fórmula da Vitória que tem o objetivo de demonstrar que as dificuldades de leitura e escrita podem ser superadas por meio da busca pelo conhecimento.

DL - 30-09-15 - Poemas em Vários Estilos (7)Segundo a coordenadora do projeto na Escola Municipal Nina Lins, professora Andréa Barbosa, com o trabalho pedagógico feito a partir do livro houve um reflexo positivo no rendimento escolar dos estudantes que fizeram parte da criação da obra, com melhorias da nota, escrita e leitura.

“Como professora fico muito emocionada porque, a princípio, os alunos não tinham tanto interesse por poesias. Mas no decorrer da construção do livro, eles começaram a se interessar e gostar de poesias e, com isso, passaram a ter o hábito de ler mais. Alguns melhoram seu rendimento escolar e a participação em sala de aula”, explicou.

IMG_8852Durante a solenidade houve a entrega de medalhas aos alunos que mais se destacaram e se esforçaram durante o processo de elaboração da obra. O estudante que ganhou o 1º lugar foi Daiwy de Alencar, que escreveu a poesia “Significado das Palavras”. Para ele, que até então não tinha tido contato com poesias e tão pouco escrito uma, a experiência irá influenciar positivamente por toda sua vida escolar.

“Confesso que no início não estava muito a fim de escrever, mas depois que comecei a fazer fiquei impressionado comigo mesmo, porque não queria parar de escrever. Hoje, adoro poesias e ler. A partir de agora pretendo continuar escrevendo, porque me sinto como um escritor”, afirmou.

Além da premiação houve apresentação cultural dos alunos que fazem parte projeto Pit Stop, que também faz parte das ações do Instituto Ayrton Senna, da fanfarra da unidade e a exibição de um vídeo demonstrando todo o processo de construção do livro.

A solenidade contou com a participação de pais de alunos, dos estudantes da escola, da equipe de profissionais da escola e de representantes da Divisão de Ensino Fundamental e do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem).

Texto: Emerson Felipe
Foto: Deilson Lima

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054